30.3 C
Manaus
14 de novembro de 2024 | 16:13

Bairros de Manaus e municípios do AM registram o dia mais quente do ano; temperatura chegou aos 46ºC em vários bairros

Segundo dados dos Aplicativo Selva apontaram que alguns bairros de Manaus alcançam picos de temperatura extrema, que ultrapassam os 40°C, neste domingo (08-set).

De acordo com o App, o bairro Tarumã, na zona oeste, registou entre meio-dia e 13h a temperatura de 46°C, a mesma atingida no bairro Parque Dez, zona centro-sul, nas proximidades das avenida governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres.

Ainda de acordo com o aplicativo, publicados no site Segundo a Segundo,  na região próxima à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os sensores registravam, neste domingo, 44°C, neste horário. A mesma marca foi registrada no entorno do aeroporto internacional Eduardo Gomes.

Nas proximidades do Porto da Ceasa, bairro Mauzinho, zona leste, a temperatura chegou a 42°C. Cachoeirinha e Japiim, ambos na zona sul, fecham o ranking de bairros mais quentes com 41°C neste domingo.

Temperatura alta na Região Metropolitana

Ainda de acordo com o aplicativo Selva, municípios da região metropolitana de Manaus também sofrem com as altas temperaturas. No municipio Autazes, os sensores registravam 46°C, seguido pela cidade de Careiro Castanho com 45°C e Presidente Figueiredo, que registrou 44°C por volta de 13h.

O Amazonas vive uma estiagem severa, que deverá ser mais intensa que a de 2023. Quase todos os municípios declararam situação de emergência.

Rios importantes como Madeira registram seca histórica. O rio Negro, que banha a capital Manaus, registrou nível abaixo dos 20 metros e atingiu, nesta semana, situação crítica.

O governo do Amazonas realiza uma série de medidas para diminuir os impactos da seca.

Além do envio de ajuda humanitária, as ações envolvem combate e fiscalização contra queimadas e monitoramento da qualidade do ar, da água e de incêndios florestais através do aplicativo Selva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do sistema InFire, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), além do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

 

 

Leia também outras matérias

Amazonas Energia continua proibida de instalar medidores após ação na Justiça apresentada por Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

TCE aprova contas do governador Wilson Lima referentes ao exercício de 2021

Redação Zero Hora AM

Governo do AM autoriza pagamento do ‘Guardiões da Floresta’ para 6,4 mil famílias em unidades de conservação no Estado

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo