O parque Gigantes de Floresta ultrapassou a marca de 2 milhões de visitantes em apenas cinco meses de funcionamento e se tornou o espaço em Manaus com maior número de público.
O “gigantes”, como é conhecido entre os frequentadores, ultrapassou a quantidade de público de outros locais populares, como a praia da Ponta Negra e os parques do Mindu e dos Bilhares.
O recorde de público do Gigantes da Floresta foi comemorado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que sexta-feira (22-nov) visitou o parque e conversou com jornalistas.
Localizado entre as avenidas Isaías Alves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas leste e norte da capital, o Gigantes da Floresta é um dos maiores parques cênicos e temáticos da região norte do Brasil, com foco em experiências imersivas na rica cultura amazônica.
Árvore de vida e bichos gigantes
Entre as atrações de destaque estão a Árvore da Vida e o Jardim Mágico, que encantam os visitantes.
O parque foi projetado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 44,6 milhões, recursos da Prefeitura de Manaus.
O espaço conta com a maior praça molhada da cidade, com 3,6 mil metros quadrados, e esculturas monumentais, como a impressionante cobra esculpida de 30 metros de comprimento e dezenas de outros animais.
Nova realidade
David Almeida ressaltou a transformação proporcionada pelo parque na região.
“Este era um espaço abandonado, com altos índices de roubos e furtos. Hoje, é um local que acolhe as famílias e fortalece a convivência comunitária. Em um ano, transformamos essa área em um grande atrativo para a população.”
O prefeito também enfatizou a estratégia de levar investimentos às áreas periféricas da cidade, como o parque Amazonino Mendes, no bairro Tancredo Neves, e o parque Gigantes da Floresta, no Novo Aleixo.
Etapas
A primeira etapa do Gigantes da Floresta foi inaugurada no dia 4 de julho, com seis cenários e mais de 80 animais de grandes dimensões, além de elementos da flora e da maior praça molhada da região norte.
Com área de 18.453 metros quadrados e gestão administrativa da Semacc, o espaço público tem câmeras e outros equipamentos modernos para garantir segurança de alto nível no Gigantes da Floresta, incluindo guardas municipais em ronda 24 horas, com motos, quadriciclos e viaturas.
Equipes de monitores estão prontas para auxiliar, orientar e cuidar do bom uso e entretenimento das crianças e jovens nos cenários.
A segunda etapa foi entregue no dia 10 de outubro, com o sétimo cenário de aves, insetos e orquidário, além do portal de entrada.
Horários
O parque funciona de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h.
Às segundas e terças-feiras, o Gigantes da Floresta fica fechado para manutenção de brinquedos, das estruturas gigantes e da praça molhada de 3,6 mil metros quadrados.
A área molhada funciona de sexta a domingo. Crianças menores de 6 anos devem entrar no espaço acompanhadas de um responsável. Na praça molhada só são permitidas crianças até 12 anos de idade.
O complexo tem gestão das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Limpeza Urbana (Semulsp), para garantir segurança patrimonial e dos frequentadores, além de combater o comércio ilegal de ambulantes e manter a área limpa e cuidada.