32.3 C
Manaus
16 de abril de 2025 | 14:52

Primeira sala de cinema indígena do Norte é inaugurada no Tarumã-Açu

Neste sábado (01-fev) foi inaugurado o primeiro cinema indígena do norte do Brasil. A sala do projeto “Cine Aldeia”, contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está localizada na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona oeste.

Idealizado pela produtora indígena, Thaís Kokama, o “Cine Aldeia” surgiu em 2019, com exibições de filmes para crianças na Aldeia Inhaã-bé. Ao longo dos últimos três anos, a aldeia recebeu atividades e oficinas de cinema, além de ter sido utilizada como set de filmagens para produções nacionais e internacionais, impulsionando e motivando a comunidade nas práticas cinematográficas.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, esteve presente na inauguração e destacou a valorização dos povos indígenas.

“Para a nossa felicidade, esse é o primeiro cinema indígena dentro de uma aldeia. E eu quero aqui reconhecer o esforço da Prefeitura de Manaus, através do Concultura e da Lei Paulo Gustavo, que premiaram uma aldeia indígena em Manaus, justamente para valorizar o que nós temos de mais forte na formação étnica do povo brasileiro, os povos indígenas”, comentou o presidente.

A produtora do “Cine Aldeia”, Thaís Kokama, disse estar com o sentimento de dever cumprido. “Eu estou me sentindo muito realizada em poder estar entregando esse projeto. Não foi fácil, a gente teve as complicações da natureza, a estiagem, o que dificultou em trazer o material até a Aldeia lnhaã-bé, mas, a gente conseguiu e agora estamos fazendo essa inauguração. Me sinto realizada, com um dever cumprido”, comemorou.

Durante o lançamento, foram exibidos ao público presente oito curtas-metragens, que permanecem em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além dos curtas, o “Cine Aldeia” lançou o documentário “Traços da Resistência”, dirigido e produzido por Thaís Kokama.

O projeto “Cine Aldeia” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Leia também outras matérias

Valores a Receber vai pagar R$ 6 bilhões; consulta reabre amanhã (28)

Redação Zero Hora AM

Marcha para Jesus acontece sábado, em Manaus, com previsão de reunir 600 mil pessoas

Redação Zero Hora AM

Briga generalizada em jogo de futebol deixa 127 mortos na Indonésia

Redação Zero Hora AM
Carregando....