24.2 C
Manaus
20 de maio de 2025 | 01:39

Roberto Cidade destaca ações e projetos que incentivam autonomia de pessoas autistas

Pai atípico e legislador comprometido com a causa do autismo, o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), neste “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, chama atenção para leis e iniciativas de sua autoria que têm como foco a melhoria da qualidade de vida e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Entre as principais iniciativas do parlamentar, está a entrega do Centro de Inclusão Sensorial, que irá funcionar nas dependências da Aleam.

“Essa Legislatura e a nossa presidência vão deixar como legado para a população um espaço com terapias e atendimentos direcionados para crianças e adolescentes com TEA. Será uma contribuição importantíssima para os pais, e sobretudo, para as crianças e adolescentes com autismo.”, declarou o deputado presidente.

Inauguração em 2025

O Centro de Inclusão Sensorial, que será inaugurado ainda em 2025, ofertará atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora para crianças e adolescentes com TEA e com Síndrome de Down.

Inicialmente, serão 200 vagas para servidores do Legislativo e seus dependentes, mas a expectativa é de que o número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral no decorrer do ano.

CAICs para crianças autistas

Outra iniciativa do parlamentar foi a indicação feita e atendida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), para que adapte os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) ao atendimento direcionado às crianças e adolescentes com TEA.

Mediante a indicação, o governador Wilson Lima anunciou no mês passado que os CAICs José Contente, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; Gilson Moreira, na Comunidade Mundo Novo, zona Norte; e o CAIC+ Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, irão ofertar atendimento especializado para pessoas com autismo.

“A implementação de centros especializados é vital para proporcionar um ambiente terapêutico inclusivo, essencial para o desenvolvimento das habilidades sociais e motoras. Logo, adequar espaços de saúde como os CAICs permitirá melhorias aos estímulos que são tão necessários para a promoção da autonomia e da inclusão de crianças e adolescentes com TEA”, reforçou.

Atenção às pessoas com TEA no interior

Além de promover iniciativas em favor desse público na capital, o deputado presidente também apoia ações no interior do Estado por meio do envio de emendas parlamentares. Somente em emendas, Cidade destinou mais de R$ 1,4 milhão em emendas para Parintins e Humaitá.

Em Parintins, os recursos foram destinados para o Instituto Autismo de Parintins (IAPIN) Isadora Tupinambá e permitiram a aquisição de um veículo para o transporte das crianças diagnosticadas com espectro de autismo aos centros de acompanhamento das suas atividades; para a construção do muro do anexo do instituto para fins de criação de espaço lúdico e sensorial para atendimento às crianças; para aquisição de terreno para a construção do anexo do instituto; na aquisição de materiais e insumos, bem como na aquisição de brinquedos lúdicos para atendimento às crianças autistas.

Outra iniciativa do deputado foi a destinação de emenda para aquisição de insumos e manutenção do Núcleo de Acompanhamento e Tratamento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista, em Humaitá.

O presidente também destinou recursos para equipar o Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ailson Souza da Silva, em Nova Olinda do Norte, que tem, entre o seu público-alvo, pessoas com TEA.

Leis de Roberto Cidade em favor de pessoas com TEA

Lei nº 7.032/2024, que estabelece a substituição de sirenes nas escolas da rede pública e privada do Estado que tenham matriculados alunos com TEA;

Lei nº 6.259/2023, que estabelece que os estabelecimentos, públicos e privados, além de qualquer repartição pública, estão obrigados a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização sobre o TEA, bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs);

Lei nº 6.001/22, que determina que os laboratórios particulares e/ou conveniados sejam obrigados a realizar a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos ou pessoas com deficiência nas residências ou nas unidades de saúde mais próximas;

Lei nº 6.313/2023, que institui o Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado do Amazonas (co-autor);

Lei nº 6.362/2023, que institui o Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”.

Leia também outras matérias

Morre o autor do meme “Me dê papai”

Redação Zero Hora AM

Amazonas na lista de Estados acusados de desviar recursos da pandemia, aponta CGU

Redação Zero Hora AM

Dr. Anoar, Médico conceituado na Urologia do Amazonas, lança Pré-Candidatura a Vereador em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....