Geradores de energia sucateados do hospital público Adriano Jorge (FHAJ) na zona sul de Manaus, não aguentaram a oscilação de energia na última terça-feira (02-nov) e queimaram durante a chuva que caiu sobre a cidade.
Por causa da falha, 13 cirurgias marcadas para ontem (quarta-feira – 03) foram canceladas.
Os geradores são projetados para suportar oscilações na rede elétrica, mas devido ao grande tempo de uso e à falta de manutenção, as máquinas queimaram.
O cancelamento das cirurgias foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), que culpou a empresa Amazonas Energia pela oscilação na rede elétrica.
O portal Zero Hora AM conversou com pacientes e funcionários do hospital, que disseram que não é a primeira vez que cirurgias são canceladas por causa de problemas na rede elétrica.
Nossa reportagem conversou com o funcionário Carlos Santos* (nome fictício), que pediu para não ser identificado. Ele disse que os geradores do hospital possuem mais de dez anos e não recebem a manutenção adequada.
A falta de cuidado com as máquinas, segundo o funcionário, ocorre por causa da falta de recursos liberados pelo governo do Estado. “Os problemas se acumulam e sempre dizem que não há dinheiro para o concerto ou troca dos equipamentos queimados”, denunciou o funcionário.
O portal Zero Hora AM entrou em contato com a direção do hospital Adriano Jorge para comentar as denuncias, porém até agora não tivemos resposta.