Agentes da Polícia Federal estão Manaus onde cumprem mandados de busca e apreensão em concessionárias de veículos que são acusadas de sonegar impostos na venda de caminhonetes que só podem circular no Amazonas.
Segundo as denúncias, os veículos são comprados em Manaus, onde possuem preço mais baixo, e depois são enviadas para o Mato Grosso, numa operação ilegal.
As investigações apontam prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 500 milhões com a venda de mais de 350 caminhonetes.
Com o nome de “Operação Francamente”, a ação da PF cumpre 23 mandados expedidos pela Justiça de Cuiabá contra as concessionárias Braga Veículos no bairro Praça 14, Braga Veículos na avenida Constantino Nery, e São José Veículos, no Aleixo.
As caminhonetes vendidas no Amazonas possuem benefícios fiscais garantidos pela Zona Franca de Manaus, com a isenção de tributos e impostos como IPI, ICMS e Confins.
Cinco delegados da Receita Federal acompanham a operação. Os policiais foram às três lojas de veículos e no edifício The Office, no bairro Adrianópolis.