21 de novembro de 2025 | 03:28

Projeto do dep. Fausto Júnior, que moderniza CLT, é aprovado pela Câmara Federal

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (10-jun) o Projeto de Lei 1663/2023, que visa modernizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo mais segurança jurídica tanto para trabalhadores quanto para empreendedores no Brasil. O projeto segue agora para Senado.

De autoria do deputado federal Fausto Júnior (União-AM), o texto propõe a atualização de dispositivos considerados ultrapassados, sem prejuízo aos direitos dos trabalhadores.

A proposta vai simplificar regras, reduzir burocracias e trazer mais transparência e equilíbrio às relações de trabalho.

“Estamos trabalhando para modernizar a CLT, limpando a legislação trabalhista daquelas leis que já não têm mais serventia, que não foram recebidas pela Constituição Federal e que, portanto, só estão ali para induzir a Justiça ao erro”, explicou Fausto.

“Com esse trabalho de revogar essas leis inúteis, trazemos mais segurança jurídica, mais previsibilidade e, portanto, melhorando o ambiente de negócios no Brasil, tanto para o empregador quanto para o trabalhador”, acrescentou o deputado.

Detalhes do projeto

Entre os avanços trazidos pelo projeto, destaca-se a emenda que garante ao trabalhador o direito de cancelar digitalmente a contribuição sindical.

Pela proposta, o cancelamento poderá ser feito por meio de portais ou aplicativos oficiais do Governo Federal, como o gov.br; plataformas digitais oferecidas pelos sindicatos, desde que atendam aos critérios de segurança da informação estabelecidos por regulamentação própria; aplicativos de empresas privadas autorizadas, que ofereçam serviços de autenticação digital; ou, ainda, pelo envio de e-mail ao sindicato, comunicando o pedido de cancelamento da contribuição.

Leia também outras matérias

TCE-AM inicia hoje as comemorações pelo aniversário de 73 anos da Corte de Contas

fabiocosta

Pesquisa revela crescimento de Amazonino e que Wilson Lima não chega ao segundo turno

Redação Zero Hora AM

Habitação Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

Redação Zero Hora AM
Carregando....