21 de agosto de 2025 | 19:09

Projeto que torna hediondo o crime de pedofilia é aprovado com voto de Delegado Pablo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) que torna pedofilia crime hediondo. O deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo (PSL) foi um dos parlamentares que votou a favor da proposta. O PL segue agora para apreciação do plenário da Casa.

“Votei a favor do projeto que torna hediondo o crime de pedofilia. Entre outras ações importantes está a proibição de que pedófilos aproximem-se de escolas”, escreveu o parlamentar em sua rede social.

O projeto muda o Código Penal Brasileiro, onde não existe a definição de crime de pedofilia.

Atualmente, são classificados como crimes sexuais contra crianças e adolescentes os atos  induzir menor de 14 anos a satisfazer a lascívia de outrem; a satisfação da lascívia mediante presença de criança ou adolescente; o favorecimento da prostituição e a divulgação de cenas de estupro de vulneráveis.

Com a mudança, será classificado como pedofilia o ato de constranger criança ou adolescente, corromper, exibir o corpo apenas com roupas íntimas, ou tocar partes do corpo para satisfazer a lascívia, com ou sem conjunção carnal utilizando criança ou adolescente.

Pablo explica que a pena para o crime de pedofilia será de quatro a dez anos de prisão. Nos casos onde o crime for praticado por parentes da vítima, a pena será aumentada em 1/3.

“O endurecimento da penalidade será aplicada também nos casos onde o agressor tirar proveito de sua superioridade hierárquica no emprego para aliciar adolescentes”, explica Pablo.

Se o agressor for parente da vítima ou tiver mantido relação de afeto com ela a fim de se vingar de qualquer membro da família, a pena poderá ser acrescida em até 2/3, estabelece o projeto.

Leia também outras matérias

Sex shops para evangélicos estão cada vez mais populares no Brasil

Redação Zero Hora AM

‘Câmara Cidadã’ leva mais de 30 serviços gratuitos para moradores da zona leste de Manaus

Redação Zero Hora AM

Aprovado projeto de Wilker Barreto que proíbe sites com fake news de terem parceria com órgãos públicos

Redação Zero Hora AM
Carregando....