Refação ZH Na manhã deste domingo (15), uma equipe especializada do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) de São Paulo chegou a Manaus. O grupo foi enviado para intensificar as buscas pelas sete pessoas que continuam desaparecidas após o naufrágio da embarcação Lima de Abreu, que aconteceu na última sexta-feira (13) no Encontro das Águas.
Cinco militares foram convocados no começo da noite de sábado: três mergulhadores e dois operadores de equipamentos avançados. A equipe trouxe equipamentos avançados para ajudar a localizar a estrutura metálica da embarcação no fundo do rio:

Sonar: Sistema de propagação de ondas sonoras para detectar objetos submersos.
Detector de Metais Próton 5: Equipamento especializado em localizar grandes estruturas metálicas debaixo d’água.
O efetivo chegou à capital amazonense às 11h20 deste domingo, após decolar do Aeroporto de Guarulhos. Imediatamente após o desembarque, os militares receberam o briefing técnico sobre as condições hidrológicas da região e as áreas já mapeadas.

A força-tarefa é composta por três mergulhadores técnicos e dois operadores de equipamentos de busca, incluindo o Sonar Side Scan e o Detector de Metal Próton 5, ambos da marca americana JW Fisher, destinados à varredura subaquática e localização de estruturas metálicas em grandes profundidades e áreas de baixa visibilidade.
Após o desembarque em Manaus, a equipe seguiu para o Pelotão Fluvial do Grupamento de Operações Aquáticas do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, onde recebeu informações detalhadas sobre a ocorrência, condições hidrológicas, área de busca previamente delimitada e estratégias já empregadas.
