26.9 C
Manaus
25 de junho de 2026 | 12:28

Governador Roberto Cidade vistoria obras da Escola de Saúde Pública e da Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul

Fotos: Divulgação/Secom

Com foco na ampliação e na modernização da rede estadual, o governador Roberto Cidade vistoriou, nesta quarta-feira (24-jun), as obras da primeira Escola de Saúde Pública do Estado do Amazonas (ESP/AM), localizada na avenida Efigênio Salles, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, e da nova Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), na zona sul da capital.

De acordo com o governador, os investimentos fazem parte do processo de fortalecimento da rede pública de saúde, com novas estruturas voltadas tanto à qualificação dos profissionais quanto à ampliação da capacidade de atendimento à população.

“Estamos fazendo muitos investimentos na área da saúde. Vamos entregar nos próximos dias, esse Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul, que terá capacidade para atender mais de 800 pessoas por dia, além das reformas de outras unidades da rede estadual. Nosso objetivo é preparar cada vez mais a estrutura da saúde para oferecer um atendimento de qualidade à população”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Secom

A primeira parada da vistoria foi na Escola de Saúde Pública do Amazonas, que vai reunir programas de residência médica e multiprofissional, cursos técnicos, especializações e iniciativas de pesquisa e inovação. A proposta é fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas e alinhar a formação às necessidades epidemiológicas e sociais do território amazônico.

Com capacidade para alcançar mais de 24 mil servidores da saúde, a unidade vai funcionar como centro estratégico de educação permanente, promovendo integração entre ensino, serviço e comunidade e contribuindo para melhorar a qualidade do atendimento à população.

Entre as primeiras iniciativas da escola está a implantação de programas de residência organizados pela própria Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme) e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu).

Fotos: Divulgação/Secom

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Luis Alberto Saraiva, a revitalização da FCecon e a implantação da Escola de Saúde Pública fazem parte de uma visão de futuro. “O nosso compromisso é buscar oferecer uma assistência cada vez mais resolutiva, humanizada e alinhada às necessidades da população do Amazonas”, afirmou o secretário.

Entre os programas previstos estão a Residência Médica em Psiquiatria e a Residência Médica em Psiquiatria Forense,. Na área multiprofissional, será implantada a Residência Uniprofissional em Enfermagem em Neonatologia. Também será ofertada a Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher, com ênfase em saúde reprodutiva, com vagas distribuídas entre psicologia, enfermagem e fisioterapia.

A programação da escola inclui ainda a oferta de um mestrado interinstitucional (Minter) em Modelos de Decisão e Saúde, destinado a servidores da área da saúde. O curso será realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contará com 30 vagas.

Outro eixo de atuação envolve a oferta de cursos técnicos e especializações de nível médio em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com previsão de 17 turmas e 640 vagas destinadas a profissionais da saúde e à comunidade.

Criada pela Lei nº 8.016, de 5 de janeiro de 2026, a Escola de Saúde Pública nasce com a missão de fortalecer a força de trabalho do SUS no Amazonas, integrando ensino, pesquisa, inovação e gestão em saúde. A instituição também atuará no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, produção de conteúdos educacionais e monitoramento de indicadores por meio do Observatório da Educação na Saúde.

Fotos: Divulgação/Secom

Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS)

Com previsão de entrega para o início de julho, a nova estrutura foi planejada para fortalecer o atendimento ambulatorial especializado, ampliar a assistência aos pacientes após a alta hospitalar e contribuir para a melhoria do fluxo assistencial no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Instituto da Mulher Dona Lindu.

A Policlínica e Hospital-Dia do CHS foi estruturada para oferecer atendimento em quatro especialidades médicas: ginecologia, mastologia, ortopedia e urologia. O acesso aos serviços será realizado por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), garantindo organização e previsibilidade no atendimento. A unidade também contará com seis leitos destinados a procedimentos e observação de curta permanência, além de consultórios multiprofissionais, sala de procedimentos, sala de raio-X, postos assistenciais e áreas de apoio.

As obras civis já foram concluídas, assim como a montagem dos mobiliários e instalação dos equipamentos dos ambientes assistenciais. Na área externa, as equipes avançam na concl

Leia também outras matérias

Prefeitura de Manaus encerra hoje as inscrições para área gastronômica do #SouManaus Passo a Paço 2025

fabiocosta

Educação infantil: 35% dos municípios com filas de espera em creches não adotam critérios de priorização

Redação Zero Hora AM

Prefeitura de Manaus melhorou a segurança nas escolas, avalia David Almeida em entrevista

fabiocosta
Carregando....