A prefeitura de Manaus anuncia na próxima semana se a capital terá Carnaval de rua em 2022. O anúncio deve ser feito pelo prefeito David Almeida e é aguardado com expectativa pelos blocos carnavalescos que desde 2020 não reúnem foliões.
O portal Zero Hora AM conversou com o secretário da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira. Ele disse que devido o avanço da variante Ômicrom no Amazonas, “são mínimas as chances da realização do Carnaval de rua em Manaus”.
Além dos perigos de transmissão da Covid-19, os blocos de Carnaval podem se tornar multiplicadores dos casos de síndromes gripais, superlotando ainda mais os hospitais da capital.
“Provavelmente, o prefeito vai anunciar no dia 15 (sábado) se a cidade terá Carnaval de rua. Diante da dificuldade que hoje vive o Brasil, eu acredito que a probabilidade é mínima de termos Carnaval de rua”, acrescentou o secretário.
Desfile das escolas de samba
Embora o Carnaval de rua corra o risco de ser cancelado, o desfile das escolas de samba, marcado para o final de fevereiro, está confirmado.
É o que garante o governador Wilson Lima, que pretende fazer a festa no Sambódromo, sem a presença de público. O governador ainda não explicou como pretende fazer a festa sem aglomerações.
A decisão de Wilson Lima tem repercutido negativamente nas redes sociais, onde as pessoas são contra o Carnaval por causa dos riscos de transmissão da variante Ômicrom.
Embora o desfile das escolas de samba esteja mantido, a prefeitura de Manaus ainda não liberou recursos para as agremiações confeccionarem carros alegóricos e fantasias. Os repasses foram suspensos pelo prefeito David Almeida, que não decidiu se apoiará o Carnaval no sambódromo.