31.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 16:45

Amazonas decreta ponto facultativo no feriado da Semana Santa

O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo para a quinta-feira (06-abr). O dia antecede o feriado da Sexta-Feira Santa (07-abr). O decreto ainda não foi publicado no Diário Oficial do Amazonas (DOE). Em comunicado o Estado informou que vai manter o funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa.

As áreas da saúde e segurança pública funcionarão em regime de plantão durante o ponto facultativo desta quinta-feira (06-abr) e feriados da sexta-feira da Paixão (07-abr) e do Domingo de Páscoa (09-abr).

Saúde

Vinte e cinco unidades de urgência e emergência seguirão o atendimento, sendo seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normalmente. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado.

No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, em regime de plantão 24 horas.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas retornam às atividades na segunda-feira (10/04).

Já os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) informa que o serviço de Quimioterapia funcionará normalmente no ponto facultativo na quinta-feira (6) e no feriado de sexta-feira (07-abr). As consultas de Oncologia Clínica agendadas ocorrerão normalmente.

No entanto, o serviço de Radioterapia funcionará, normalmente, somente na quinta-feira (6) e não funcionará no feriado de sexta-feira (07-abr). A Farmácia Ambulatorial atenderá das 7h às 13h na quinta-feira (06-abr) e no feriado de sexta-feira. O consultório farmacêutico estará aberto das 7h às 12h e das 13h às 18h na quinta-feira (06-abr), mas não haverá atendimento no feriado.

Segurança Pública

As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) da Zona Centro-Sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada.

Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais na segunda-feira (10-abr), das 8h às 17h.

Cidadania

Para garantir a segurança alimentar das famílias atendidas pelo Prato Cheio, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) vai manter as 44 unidades do programa funcionando normalmente nesta quinta-feira (06-abr), durante o ponto facultativo, das 11h às 13h. Na Sexta-feira Santa (07-abr), as unidades não irão funcionar.

As cozinhas populares do programa Prato Cheio funcionarão normalmente no sábado (08-abr), onde serão servidas sopas de forma gratuita, das 11h às 13h.

Os sete centros de convivência administrados pela Seas não irão funcionar a partir desta quinta-feira. As atividades nos centros retornam nesta segunda-feira (10-abr).

Quanto aos atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), na capital, e o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), no interior, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h.

Leia também outras matérias

Deputado Wilker pede que Comissão de Meio Ambiente da Aleam apure possíveis danos ambientais causados por obra de aterro sanitário

Redação Zero Hora AM

Auxílio Gasolina pode ser incluído no projeto do ICMS, propõe Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

Pfizer solicita à Anvisa que remédio contra Covid seja liberado no Brasil

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo