27.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 23:27

Amom critica PL que permite favorecimento de réus em empate nos julgamentos em órgão colegiado

Entrou em discussão na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (22-mar), o Projeto de Lei 3453/2021, que favorece réus quando houver empate nos julgamentos penal ou processual penal em órgãos colegiados, como no STF e STJ.

Para o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), a proposta só favorece a quem já usufrui de privilégios, como o caso de representantes políticos com foro privilegiado.

De autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), o projeto foi aprovado em votação simbólica por maioria do plenário e segue para apreciação do Senado Federal.

Amom afirma que, segundo o direito penal brasileiro, sempre que não há certeza quanto ao cometimento de um crime, o acusado deve ser beneficiado nas decisões e procedimentos judiciais.

De acordo com o parlamentar, na maioria dos casos, porém, as decisões pró-réu ocorrem nas instâncias superiores, com réus que possuem privilégios.

Em discordância ao projeto, Amom declarou que uma Lei neste sentido não favoreceria a população de classes mais baixas, mas sim acusados de corrupção.

Veja o que disse o deputado, na tribuna da Câmara Federal.

https://www.instagram.com/p/CqHAxwDD4Pw/

 

Leia também outras matérias

TCE-AM julga 54 processos na sessão de amanhã (9)

Hugo Bronzere

Igarapé do Alvorada recebe operação limpeza realizada pela Prefeitura de Manaus

Hugo Bronzere

Dia Livre de Impostos em Manaus terá gasolina a R$ 5,89 e mais de 190 estabelecimentos participantes

Redação Zero Hora AM
Carregando....