Na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, acontece a eleição para presidência da Câmara Municipal de Manaus. Nesta reta final para escolha da nova Mesa Diretora, vários nomes aparecem com chance de ganhar o voto dos vereadores.
No final de semana, quem se destacou nas alianças internas rumo à presidência da CMM foi o vereador Caio André (PSC). Ele conquistou o apoio do vereador e deputado federal eleito Amom Mandel (Cidadania).
De acordo com publicação nas redes sociais, Amom enviou um ofício com três compromissos aos possíveis nomes que disputam o cargo, entre eles o de não deixar a Casa Legislativa permanecer subserviente ao Executivo municipal.
Segundo Amom, o vereador Caio André foi o único que aceitou o acordo, por meio de ofício.
“O vereador Caio André foi o primeiro e único candidato à presidência a aceitar e responder aos compromissos propostos para a próxima gestão da Câmara Municipal de Manaus. Por esse motivo, anunciou que terá o meu apoio nessa disputa. Indico também a todos os vereadores o nome dele”, disse Amom Mandel.
Compromissos assinados
As condições foram: atuar pela inclusão dos requerimentos de informação ao Poder Executivo sem distinção prévia de conteúdo, trazendo maior independência ao Parlamento, evitando a “blindagem” do Executivo quanto a questões relacionadas à transparência; dar seguimento aos projetos de Lei, Requerimentos e Indicações de autoria de Amom Mandel, dentro dos limites do regimento interno, mesmo após a renúncia para a posse como deputado federal; e sempre que possível, atuar a favor das causas relacionadas ao meio ambiente e à transparência dos Órgãos Públicos na cidade de Manaus.
Amom deixará o parlamento municipal para integrar a Câmara dos Deputados apenas ao final de janeiro de 2023, por isso seguirá atuando firme nos trabalhos na CMM.