20 de novembro de 2025 | 19:13

Animais domésticos poderão, em breve, ser transportados nos ônibus de Manaus

Os ônibus e micro-ônibus do transporte coletivo de Manaus poderão, em breve, receber animais de estimação acompanhados de seus tutores.

É o que propõe o Projeto de Lei nº 189/2025, de autoria do vereador Kennedy Marques (MDB). Hoje, o transporte de animais é proibido.

A proposta tem foco social e foi elaborada para beneficiar, sobretudo, famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades em levar seus animais a atendimentos veterinários, serviços de banho e tosa ou em situações emergenciais.

“Nem todos têm carro ou recursos para pagar transporte particular. Este projeto é uma forma de garantir que essas famílias possam cuidar dos seus pets com dignidade e responsabilidade”, afirmou Kennedy durante sessão na Câmara Municipal de Manaus.

Critérios para entrar nos ônibus

O texto estabelece critérios que asseguram a segurança e o bem-estar de todos os passageiros, inclusive dos próprios animais, evitando transtornos no ambiente coletivo.

Entre as medidas previstas estão o uso de caixas de transporte e a limitação de peso, a fim de preservar a integridade dos usuários e dos motoristas.

Além de facilitar o deslocamento dos tutores com seus animais, o vereador destaca que o projeto fortalece as políticas públicas de proteção e bem-estar animal em Manaus.

Após aprovação em plenário, o projeto segue para análise das comissões permanentes da Casa Legislativa e, cumpridos os trâmites legais, poderá ser implementado oficialmente na capital.

Leia também outras matérias

Pelé não está respondendo ao tratamento do câncer e pede aos fãs pensamento positivo

Redação Zero Hora AM

Próximas edições da ‘Câmara Cidadã’ terão parceria com Aleam, anuncia Caio André

fabiocosta

BNDES aprova R$ 566 milhões para Gerdau construir minerodutos e rejeitoduto

Redação Zero Hora AM
Carregando....