27.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 05:35

Artigo semanal: Seminário de Educação Fiscal no Amazonas

*Por: Augusto Bernardo Cecílio

O Amazonas escolheu como tema central “Caminhos e perspectivas para a construção da cidadania ativa”, para realizar o Seminário Estadual de Educação Fiscal  que acontece no dia 27 de maio, a partir das 13h30, no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, localizado na rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, visando abordar a educação fiscal como ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa e informada.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com os Conselhos de Contabilidade, Economia e Administração, além do Sifam, da Semef, RFB e da OAB-AM, e vai reunir especialistas, educadores e cidadãos interessados em debater o papel da educação fiscal na formação de uma sociedade mais consciente e participativa.

O seminário terá como palestrante principal a procuradora da fazenda nacional, Regina Hirose e os interessados podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/caCqnBqVu9T2UQv67 e também no dia do evento.
É um sonho antigo do Amazonas trazer a Dra. Regina Hirose.

Ela é Procuradora da Fazenda Nacional, Representante da PGFN no Comitê Gestor do “Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para Mulheres” (Ministério da Fazenda), Membro da Comissão de Advocacia Pública da OAB/SP, Mestre em Direito Constitucional e em Direito Internacional pela PUC/SP, Mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (Espanha), Palestrante e coordenadora de obras coletivas, além de ser uma grande parceira do Programa Nacional de Educação Fiscal, hoje coordenado pelo GT66 do Confaz.

Na ocasião serão discutidos temas como a importância da transparência na gestão pública, a conscientização dos cidadãos sobre a aplicação dos recursos públicos e a necessidade de uma participação mais efetiva da população nos processos fiscais.

A conscientização fiscal é fundamental para que possamos contribuir para uma gestão pública eficiente e transparente. E o seminário é uma oportunidade única para refletirmos sobre como a educação pode transformar nossa relação com o Estado e nossos deveres como cidadãos.

Como disse a coordenadora de programas e projetos federais pela Secretaria de Educação, Vera Lúcia Barreto, o seminário é um passo importante para consolidar políticas de educação fiscal que incentivem o engajamento cidadão desde a escola.

Promover debates e reflexões sobre a importância do tema é uma oportunidade para que a temática ganhe tessitura junto aos segmentos da sociedade. Esperamos que, por meio desse evento, possamos sensibilizar mais pessoas acerca da função social dos tributos e incentivar uma participação mais ativa dos cidadãos na fiscalização e no uso responsável dos recursos públicos.

O evento será encerrado com a cerimônia de entrega de homenagem a todas as escolas estaduais e municipais que representaram o Amazonas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal nos anos de 2020 a 2023, com Certificados de Reconhecimento assinados pelos secretários da Sefaz e Seduc como forma de agradecimento a quem trabalhou a temática na forma de projetos.

Por fim, vale lembrar que o Prêmio Nacional está com inscrições abertas até o dia 31 de julho, e o Amazonas é um dos três Estados que historicamente mais inscrevem projetos, já tendo sido vencedor numa das edições e finalista em vários anos.

Augusto Bernardo Cecílio
*Auditor fiscal e professor.

Leia também outras matérias

Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027

Redação Zero Hora AM

Morte da filha da influenciadora Magrinha Ellen causa comoção no Amazonas

Redação Zero Hora AM

Silas é um dos primeiros a se posicionar contra a redução do IPI que pode afetar a ZFM

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo