26.3 C
Manaus
24 de junho de 2024 | 05:26

Avanço da Rússia na capital da Ucrânia foi interrompido; diz Estados Unidos

Um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos afirmou, nesta terça-feira (1º), que o avanço militar russo sobre Kiev parou momentaneamente devido à resistência ucraniana e à escassez de combustível e alimentos. As informações são do R7.

“Em geral, sentimos que o movimento militar russo […] em direção a Kiev está no momento em ponto morto”, disse o funcionário a jornalistas.

“Achamos que parte disso tem a ver com a própria manutenção e logística”, acrescentou. “E também acreditamos que, em geral, […] os próprios russos estão se reagrupando, repensando e tentando se adaptar aos desafios que enfrentam.”

Seis dias depois de Moscou invadir o vizinho ex-soviético, segundo a fonte, um enorme comboio russo que se encontra ao norte de Kiev mal está se movendo, mas os EUA acreditam que ainda pretendem cercar a capital ucraniana.

Além disso, o funcionário disse que os militares ucranianos seguem desafiando a força invasora e que os russos não alcançaram o controle dos céus do país. Também não conseguiram atingir seu primeiro grande objetivo, a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, no nordeste, onde ocorreram os combates mais intensos.

Já no sul, os russos posicionaram forças ao longo da costa desde a Crimeia até a fronteira russa no leste e cercaram a cidade portuária de Mariupol.

O Pentágono acredita que o avanço da força de combate russa de 150 mil homens na Ucrânia (cerca de 80% dos quais já entraram no país) foi muito mais lento do que o planejado e agora enfrenta escassez de suprimentos, como combustível e comida.

O funcionário também afirmou, embora não tenha apresentado provas, que havia sinais de que os ânimos estavam começando a enfraquecer no lado russo, que utiliza um grande número de soldados recrutados.

“Aparentemente, nem todos estavam totalmente treinados e preparados, ou mesmo avisados de que seriam enviados para uma operação de combate”, disse o funcionário.

Leia também outras matérias

Detalhes do programa ‘Amazonas Meu Lar’ serão apresentados ainda este mês, garante Wilson Lima

Redação Zero Hora AM

TV Globo transmitirá Carnaboi de Parintins para todo País

Redação Zero Hora AM

Família encontra jovem que saiu de casa para vender bicicleta no DF

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo