26.3 C
Manaus
17 de dezembro de 2025 | 08:17

Bolsonaro será indiciado “por vários crimes”, afirma Renan Calheiros

O relator da CPI da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou hoje (05-out) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “com certeza” estará no relatório final do colegiado e que o mandatário do País “será indiciado pelos vários crimes que praticou”. “Não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório”, afirmou Renan Calheiros.

O senador alagoano prometeu que o texto ficará pronto em 15 de outubro. A expectativa é que o relatório final seja votado pelos senadores entre 19 e 20 de outubro. No dia anterior, os parlamentares realizarão uma cerimonia em homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil.

“Continuamos discutindo aspectos técnicos do relatório. A partir do dia 15, o relatório estará pronto e conversarei individualmente com cada membro da comissão parlamentar”, explicou Renan. “Até lá, continuaremos os debates, ouvindo juristas e escolhendo os tipos penais que vamos utilizar”, explicou.

Questionado sobre o número de investigados, o relator defendeu que a CPI contará com mais nomes do que a lista esboçada pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM).

O senador amazonense disse que a comissão teria, pelo menos, 30 indiciados.

Após a votação e aprovação do relatório, o texto será “destrinchado” e encaminhado aos órgãos para acolhimento das denúncias, segundo o emedebista.

“Vamos mandar para a Procuradoria-Geral da República apenas o que couber à Procuradoria-Geral da República. Vamos destrinchar para mandar para o Ministério Público do Distrito Federal, de São Paulo, de outros Estados, para o Tribunal de Contas da União”, ponderou.

Leia também outras matérias

David Almeida apresenta ao presidente Lula os projetos para Manaus e garante repasse de R$ 495 milhões para obras na capital

fabiocosta

“Vamos construir hospitais e maternidades nas zonas sul, leste, norte e no interior”, afirma vice de Eduardo Braga em reunião com moradores do Alvorada

Redação Zero Hora AM

Governador Wilson Lima destaca expansão dos serviços de saúde na 26ª edição do Governo Presente

Redação Zero Hora AM
Carregando....