6 de abril de 2025 | 02:07

Câmara aprova projeto que proíbe instalação de medidores aéreos de energia em Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou hoje (27-mar), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 375/2022 do presidente da Casa, vereador Caio André (PSC), que proíbe a instalação de medidores aéreos de energia na capital.

A matéria seguiu hoje para sanção do prefeito David Almeida (Avante).

O projeto foi aprovado em votação final, depois de ter passado por duas comissões na Casa Legislativa, atestando a constitucionalidade da matéria: Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); e Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).

Em coletiva de imprensa, Caio André disse que a expectativa agora é que o projeto seja sancionado o quanto antes pela Prefeitura de Manaus, impedindo que novos aparelhos sejam implantados pela Amazonas Energia.

“Temos visto a população lutar contra a implementação desses medidores e estamos vivendo com uma poluição visual desses fios. Isso não só polui visualmente, mas traz uma sensação de insegurança e perigo”, afirmou Caio André.

O parlamentar voltou a defender a constitucionalidade do projeto e afirmou que conversará pessoalmente com o prefeito, para garantir a sanção da medida.

O que diz o projeto de lei

O PL do presidente da CMM acrescenta ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017, onde fica proibida a instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica.

Ficam fora da proibição as caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual.

Leia também outras matérias

Delegado Pablo é o deputado federal do AM que menos gastou recursos públicos em 2021

Redação Zero Hora AM

Forte atuação de dep. Dermilson Chagas garante destaque entre os parlamentares da Assembleia Legislativa

Redação Zero Hora AM

Governo do AM paga R$ 10 milhões por obra com suspeita de irregularidades

Redação Zero Hora AM
Carregando....