6 de janeiro de 2026 | 10:15

Câmara Municipal de Manaus rende homenagens a Amazonino Mendes

Sensibilizados com o falecimento do ex-governador Amazonino Mendes , os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) renderam hoje (13-fev) homenagens ao político que morreu ontem, em São Paulo.

O protocolo no Legislativo Municipal foi alterado para que todos os vereadores se pronunciassem sobre a morte do ex-governador.

De 41 vereadores, 39 estiveram presentes para a sessão considerada de honra por parte dos vereadores.

A sessão foi aberta com Hino Nacional, seguida de um minuto de silêncio e uma salva de palmas. Imagens do ex-governador foram exibidas no telão do parlamento e uma sessão de aplausos, sugerida pelo vereador Jander Lobato (PP), marcou a reverência dos parlamentares ao político.

Outra mudança, ao qual também foi acatada pelos presentes, foi o livre pronunciamento na tribuna para todos os vereadores.

O presidente da Casa, vereador Caio André (PSC), destacou que em virtude do decreto de luto oficial, as bandeiras do parlamento estão a meio mastro e uma moção está sendo assinada por todos os vereadores em homenagem à família de Amazonino.

Caio André falou sobre a grandiosidade do político para o Amazonas. “O governador Amazonino Mendes foi um estadista, que construiu sua carreira política voltada em benefício da população da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas”, destacou o presidente da CMM.

“Alguém muito inteligente, que trouxe muitos ensinamentos! Formou grandes políticos no Estado e a vida dele é um ensinamento a todos os políticos de Manaus e não é diferente comigo”, acrescentou Caio André.

O vereador Luís Mitoso (PTB) foi o primeiro parlamentar a iniciar as homenagens na tribuna. Em seu discurso, ele apontou a história do político como referência para os parlamentares.

“Perdemos um grande líder, uma referência no Estado, um líder que soube aglutinar sobre as suas asas a grande parte de políticos amazonenses. Quando falo de Amazonino, a história dele se confunde com a história de Gilberto Mestrinho, um belo professor que colocou Amazonino na vida política, soube aprender a maneira de fazer política. Amazonino nos deixa um legado, um ensinamento, um homem à frente de muitos políticos do Estado”, lembrou Mitoso.

Leia também outras matérias

Polícia Civil destaca orientações para que consumidores evitem golpes na Black Friday

Redação Zero Hora AM

Justiça obriga Ronaldo Tiradentes a tirar fakenews contra Eduardo Braga em outdoors de led

Redação Zero Hora AM

Motorista atropela ladrão de celular, grava vídeo debochando e se recusa a tirar carro de cima do bandido

Redação Zero Hora AM
Carregando....