30.3 C
Manaus
6 de dezembro de 2022 | 19:13

Carbonização de resíduos sólidos pode ser solução para municípios do interior do AM

A cidade de Nhamundá (distante 382 quilômetros de Manaus) pode ser o primeiro município do interior do Amazonas a fazer a destinação correta dos resíduos sólidos. A informação foi divulgada, hoje (14-jan), pelo deputado estadual Tony Medeiros (PSD) após visita técnica à empresa Amazonas Eco Company (Amec), localizada no bairro Mauazinho.

Tony estava acompanhado da prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo (PSD) e do secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Na visita, a comitiva assistiu a todos os processos da usina de carbonização, onde resíduos sólidos são transformados em fonte geradora de energia limpa e sustentável. A Amec é a primeira usina de tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais instalada em Manaus.

A empresa fez um investimento no processo de carbonização, que é um processo químico de combustão incompleta de determinados sólidos, quando submetidos ao calor elevado. O produto desta reação química é o carvão.

“Com a carbonização transformamos o resíduo (lixo) em carvão, e desse material geramos energia. Nosso objetivo é reaproveitar resíduos e trazer uma preocupação com o meio ambiente, uma vez que, a incineração comum dos resíduos faz com que os gases tóxicos sejam soltos na atmosfera”, explicou o proprietário do grupo Amec, Michel Ribeiro.

De acordo com o deputado Tony Medeiros,  existe uma grande preocupação de todas as cidades com a destinação correta dos resíduos sólidos. Segundo ele, muitos municípios são prejudicados com lixões.

“Estamos preocupados com esta questão, por isso, fomos autorizados pelo governador Wilson Lima a buscar soluções que sejam viáveis e sustentavelmente corretas. Acreditamos que o processo de carbonização, mostrado nesta empresa,  seja o caminho a ser seguido”, destacou o deputado.

Para a prefeita Marina Pandolfo este é um processo inovador que poderá ser a solução para um dos mais graves problemas da cidade, que é a destinação correta dos resíduos sólidos. “Contamos com o apoio do deputado Tony e do governador Wilson Lima  para que ainda na nossa gestão possamos implantar a carbonização em Nhamundá e assim servir de exemplo para os outros municípios do interior do Estado”, afirmou.

Leia também outras matérias

Sepultamento do corpo do poeta Thiago de Mello será hoje à tarde

Redação Zero Hora AM

“Aventureiro” Alessandro Bronze usa blogueiro condenado duas vezes para atacar desafetos e manter negócios suspeitos na Seduc

Redação Zero Hora AM

Dep. Tony Medeiros propõe lei para evitar suspensão de concursos a poucos dias das provas

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: