A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), realizou hoje (27-fev) a primeira cirurgia bariátrica, após três semanas do anúncio da realização do procedimento.
O contrato assinado pelo Governo do Amazonas, no dia 3 de fevereiro, garante a realização de 48 cirurgias bariátricas para pacientes da rede pública de saúde ao longo deste ano.
O procedimento é realizado no tratamento da obesidade mórbida, não sendo um procedimento estético.
O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destaca que a cirurgia beneficia diretamente a população que mais precisa.
“(O procedimento) era feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aqui. Temos notícias de que foi interrompida, não sei por que motivo, em 2013”, relembra o secretário.
“O doutor Ayllon com sua equipe nos procurou na Secretaria. Conversamos com o governador Wilson Lima e foi uma determinação que retornassem as cirurgias o mais rápido possível”, acrescenta o secretário.
Anoar Samad assinala ainda que a garantia de realização do procedimento é “um marco importantíssimo sobretudo para a população que precisa”.
“As pessoas que não têm acesso a um plano de saúde, as pessoas que não têm acesso a uma condição financeira para pagar uma cirurgia dessa e sofrem com os problemas que a obesidade, sobretudo a obesidade mórbida, traz à saúde.
Mais qualidade de vida
A partir da assinatura do contrato, os pacientes que estão aguardando a cirurgia após determinação judicial começaram a ser atendidos primeiro e, em seguida, o fluxo de atendimento será definido pela FHAJ em conjunto com órgãos de controle.
O diretor da unidade, médico Ayllon Menezes, ressalta que a cirurgia representa uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas que necessitam do procedimento.
“O paciente de cirurgia bariátrica vivia sendo preterido, infelizmente, há algumas gestões. Conseguimos, frente a essa necessidade, resgatar a priorização deste serviço e colocar de novo em funcionamento. Com isso conseguimos oferecer, através da cirurgia realizada pela equipe do doutor Sidney Chalub, melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, ressaltou.