31.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 16:35

Cirurgias bariátricas voltam a ser realizadas no Amazonas, após dez anos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), realizou hoje (27-fev) a primeira cirurgia bariátrica, após três semanas do anúncio da realização do procedimento.

O contrato assinado pelo Governo do Amazonas, no dia 3 de fevereiro, garante a realização de 48 cirurgias bariátricas para pacientes da rede pública de saúde ao longo deste ano.

O procedimento é realizado no tratamento da obesidade mórbida, não sendo um procedimento estético.

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destaca que a cirurgia beneficia diretamente a população que mais precisa.

“(O procedimento) era feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aqui. Temos notícias de que foi interrompida, não sei por que motivo, em 2013”, relembra o secretário.

“O doutor Ayllon com sua equipe nos procurou na Secretaria. Conversamos com o governador Wilson Lima e foi uma determinação que retornassem as cirurgias o mais rápido possível”, acrescenta o secretário.

Anoar Samad assinala ainda que a garantia de realização do procedimento é “um marco importantíssimo sobretudo para a população que precisa”.

“As pessoas que não têm acesso a um plano de saúde, as pessoas que não têm acesso a uma condição financeira para pagar uma cirurgia dessa e sofrem com os problemas que a obesidade, sobretudo a obesidade mórbida, traz à saúde.

Mais qualidade de vida

A partir da assinatura do contrato, os pacientes que estão aguardando a cirurgia após determinação judicial começaram a ser atendidos primeiro e, em seguida, o fluxo de atendimento será definido pela FHAJ em conjunto com órgãos de controle.

O diretor da unidade, médico Ayllon Menezes, ressalta que a cirurgia representa uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas que necessitam do procedimento.

“O paciente de cirurgia bariátrica vivia sendo preterido, infelizmente, há algumas gestões. Conseguimos, frente a essa necessidade, resgatar a priorização deste serviço e colocar de novo em funcionamento. Com isso conseguimos oferecer, através da cirurgia realizada pela equipe do doutor Sidney Chalub, melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, ressaltou.

Leia também outras matérias

Conselheiro Mario de Mello participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública, em Brasília

Redação Zero Hora AM

Projeto que aumenta pena por abate de tucunaré em áreas de preservação é aprovado por unanimidade

Redação Zero Hora AM

POLÊMICA – Vídeos adultos de Andressa Urach são gravados com ajuda do filho dela

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo