25.3 C
Manaus
8 de maio de 2024 | 08:36

Com mais de 8 mil alunos matriculados, governador Wilson Lima inicia ano letivo do Cetam na capital

O governador Wilson Lima deu início, nesta segunda-feira (06-mar), ao ano letivo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) na capital, que conta com 8.403 alunos matriculados.

A geração de emprego e renda é prioridade do Governo do Amazonas, segundo o governador, e dar oportunidade para que o cidadão se qualifique é essencial para alcançar esse objetivo.

Só neste ano de 2023, o Cetam disponibilizará, aproximadamente, 60 mil vagas e de forma gratuita. Wilson Lima também anunciou que uma nova sede do Cetam, voltada à gastronomia, na área central de Manaus, será inaugurada ainda neste semestre.

“Ninguém paga nada para estudar no Cetam. Esse é um esforço que o Governo do Amazonas tem feito para oportunizar aquelas pessoas que tanto precisam. Acredito muito na educação porque eu sou resultado da educação. A educação transformou minha vida e hoje eu trabalho para dar para os meus filhos, para dar aos jovens do estado do Amazonas as possibilidades que eu não tive quando era jovem”, afirmou o governador Wilson Lima.

A cerimônia de abertura do ano letivo para novos alunos ocorreu na Escola de Educação Profissional – Galileia, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte, uma das três novas unidades do Cetam inauguradas pelo governador durante o seu primeiro mandato. A unidade é a maior escola de formação profissional e tecnológica do Amazonas.

Participaram da solenidade, além da diretora-presidente do Cetam, a professora Hellen Cristina Silva Matute, os deputados estaduais Felipe Souza e George Lins, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); e a vereadora Professora Jaqueline, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Estrutura

O Centro de Educação Tecnológica vai disponibilizar cursos técnicos, especializações técnicas e qualificação profissional na capital. A estrutura inclui cinco escolas de formação profissional e tecnológica, além de sete núcleos descentralizados, que são abrigados nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso.

“Temos nessa primeira oferta 104 cursos no interior, de qualificação, e 23 cursos técnicos e isso em todos os 61 municípios. Dependendo da demanda do município, nós colocamos o curso pertinente àquela área”, explicou a diretora-presidente do Cetam, Hellen Matute.

Entre os cursos que começam nesta segunda-feira estão: enfermagem e multimídia em nível técnico; e a nível de qualificação profissional os cursos de depilação, design de sobrancelhas, informática básica e avançada.

A empreendedora Íris Dalva já fez oito cursos pelo Cetam, todos na área de beleza e estética, e está começando mais um nessa mesma área, o de micropigmentação. A partir dos cursos de qualificação e profissionalizantes, ela conseguiu abrir um salão de beleza e continua se especializando, gerando emprego e renda.

“É uma oportunidade que a gente tem como mulher, empreendedora e mãe. Muita gente não tem condição, então é uma oportunidade que a gente abraça, dando seguimento ao próprio negócio. No meu espaço, fui agregando e consegui cada vez mais clientes. Um curso desses é R$ 2 mil, aqui eu faço de graça. Eu não teria condições financeiras de pagar e o Cetam abriu uma porta para mim”, disse Íris.

Balanço

Durante a primeira gestão, Wilson Lima inaugurou três novas escolas do Cetam. A unidade do Galileia foi a primeira escola na zona norte de Manaus, com capacidade para atender 9 mil alunos por ano. No Alto Solimões, no município de Benjamin Constant, a nova unidade atende, anualmente, cerca de 1,2 mil alunos da região. O Centro Cultural Anibal Beça, que foi revitalizado, passou a ser sede da primeira unidade do Cetam da zona leste da capital, com a estrutura completamente renovada e capacidade de atendimento de 5,4 mil alunos todos os anos.

O governador também renovou o parque de informática do Cetam, dando prioridade aos municípios do interior, democratizando ainda mais o ensino técnico em todo o Amazonas. Já são 44 municípios com serviço de internet regular e, a previsão, é de que a cobertura chegue a 100% nos próximos meses.

De 2019 a 2022, mais de 611 mil vagas foram ofertadas pelo Governo do Amazonas em cursos técnicos, especializações técnicas e qualificação profissional por meio do Cetam.

Leia também outras matérias

Polícia Civil do AM apresenta balanço da apreensão de drogas em 2023, com prejuízo às facções criminosas

Hugo Bronzere

Eleição 2024: Anne Moura diz que foi discriminada por ser mulher

Hugo Bronzere

Retorno do programa Minha Casa, Minha Vida é destacado pelo vereador Sassá da Construção

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo