26.3 C
Manaus
27 de abril de 2024 | 02:11

Conselheiro do TCE-AM palestra em seminário ambiental realizado em Santa Catarina

Representando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o conselheiro Júlio Pinheiro palestrou no Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário (Seges).

O evento é realizado em parceria entre o TCE de Santa Catarina (TCE-SC) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), nos dias 6 e 7 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O evento teve como objetivo estimular o debate sobre a realidade da prestação dos serviços de esgotamento sanitário nos estados, o que inclui a coleta e o tratamento de esgoto.

Júlio Pinheiro, que é coordenador das ações e projetos ambientais do TCE-AM, além de presidir o Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB, focou sua palestra no tema “As Perspectivas de Atuação do Controle na Política de Esgotamento Sanitário – Novo Marco Legal de Saneamento”.

Em sua apresentação, o conselheiro comentou sobre o papel dos Tribunais de Contas no controle ambiental.

“A Constituição Federal, no seu artigo 255, fala que todos os cidadãos brasileiros têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, portanto impondo-se ao poder público o dever de defendê-lo e preservá-lo perante as futuras gerações”, destacou.

De acordo com o conselheiro, desde 1988 o TCE ampliou as atenções para além das questões fiscais, incorporando a fiscalização operacional e patrimonial, para garantir a execução das políticas públicas e a proteção dos biomas brasileiros.

“Esta abordagem preventiva visa evitar problemas futuros e melhorar nosso cenário atual, promovendo uma qualidade de vida sustentável para todos”, concluiu.

Leia também outras matérias

Manaus recebe pela primeira vez a ‘Marcha para Exú’

Redação Zero Hora AM

Crianças de 5 a 11 anos em Manaus já podem tomar terceira dose da vacina contra Covid

Redação Zero Hora AM

Polícia prende motorista por aplicativo acusado de estupro de adolescente na zona leste de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo