Foi homologado hoje (10-dez) pelo prefeito David Almeida o concurso público da Guarda Municipal. O ato de homologação representa o compromisso da prefeitura de Manaus em fortalecer a segurança pública na capital amazonense.
Isso significa que os candidatos aprovados no certame poderão ser convocados para integrar a corporação, que terá seu efetivo ampliado e reforçado a partir do dia 1° de fevereiro de 2025.
“Feita a homologação, nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, teremos, agora, a publicação dos aprovados e, na última semana de janeiro, esses aprovados serão nomeados, receberão o fardamento para entrar em atividade na primeira semana de fevereiro”, informou o prefeito.
Compromisso com a segurança pública
David destacou que este é um marco importante para a cidade e reforça o compromisso da gestão com a segurança.
“Nós estamos buscando dar uma contribuição na questão da segurança pública a partir desse concurso da Guarda Municipal, com equipamentos que nós adquirimos a partir de emendas do senador Eduardo Braga e, assim, a Prefeitura de Manaus, mesmo não sendo da sua atribuição, vai adentrar na questão da segurança pública nos terminais, nas feiras, no centro da cidade, para dar uma sensação de segurança maior para a população”, concluiu.
A Prefeitura de Manaus tem promovido melhorias na segurança urbana não apenas com a contratação de profissionais a partir de concursos, mas também valorizando os servidores municipais responsáveis pela proteção do patrimônio público e pelo apoio à comunidade, com nova sede, equipamentos e viaturas.
Ato de homologação
“O prefeito David Almeida acabou de assinar a homologação do concurso da Guarda Municipal de Manaus. Estou aqui com o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, da Semad, Célio Guedes, que participou de todo esse processo do concurso da Guarda. Então, no final de janeiro de 2025, será a nomeação, para que os candidatos tomem posse e consigam, em fevereiro, já atuar nas ruas da cidade para toda a população de Manaus”, reforçou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira Neto.
O secretário da Semad, Célio Guedes, explicou como serão os trâmites a partir do ato assinado pelo prefeito David Almeida.
“O documento assinado pelo prefeito será enviado à Casa Civil para publicação no Diário Oficial do Município (DOM). A partir da publicação, chamando os concursados aprovados, vem o período das nomeações, na última semana de janeiro, onde eles também começarão, após a entrega de documentos e nomeação, a entrar em atividade, em fevereiro”, finalizou.
Efetivo da GMM
Após serem nomeados, os 230 novos guardas municipais vão quadruplicar o número de agentes armados da Guarda Municipal que, atualmente, são 60.
Esse número será aumentado ainda mais até o final de 2025, pois mais 120 aprovados no concurso, do cadastro reserva, serão convocados, de acordo com o prefeito, sendo 350 novos guardas no total, com o efetivo chegando a 800.
A meta do prefeito é que a Guarda Municipal tenha 1.500 agentes até o final do seu segundo mandato.