A partida de um Boeing 737 cargueiro no Aeroporto Eduardo Gomes, de Manaus, no Amazonas, chamou atenção nesta semana após os pilotos fazerem um procedimento incomum.
Conforme o vídeo abaixo, registrado pelo canal “Plane Spotting Manaus HD” do YouTube, o avião em questão foi o 737-300 de matrícula PR-SDL, da Sideral Linhas Aéreas, operado para e com as cores dos Correios.0
Durante a decolagem na noite da segunda-feira, 18 de abril, após o jato deixar o solo, ao invés de manter a razão de subida para o contínuo ganho de altura, houve uma redução do ângulo de ataque (abaixamento do nariz).
Com isso, a aeronave manteve baixa altura por alguns instantes enquanto seu trem de pouso era recolhido, procedimento que, quando efetuado intencionalmente pelo piloto, é admirado pela beleza visual do movimento e popularmente conhecido na aviação como “decolagem americana”.
Como visto no vídeo acima, após recolher o trem de pouso e ganhar velocidade, o jato volta a ter seu ângulo de ataque elevado, o que gera aumento da sustentação das asas e consequente aumento da razão de subida e ganho de altura.
O voo prosseguiu normalmente com destino ao Aeroporto Internacional de Brasília, conforme a rota planejada.