26.3 C
Manaus
8 de novembro de 2024 | 08:18

Criação da delegacia de atendimento à pessoas com deficiência é defendida por deputado

Os direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs) foi tema levantado pelo deputado estadual Wilker Barreto (sem partido) nesta quarta-feira, 9, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas. Grande defensor da classe, o parlamentar ingressou com um requerimento, em forma de indicativo, recomendando que o Governo crie a Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência.

O pedido do parlamentar se baseou em matéria veiculada pelo Fantástico, da TV Globo, no último domingo (6), onde um levantamento feito pela reportagem aponta que apenas 11 estados brasileiros e o Distrito Federal oferecem algum tipo de atendimento voltado especificamente às pessoas com deficiência, assinalando que o Amazonas não tem este serviço. Além disso, o Líder da Oposição afirma que a Lei Brasileira de Inclusão – LBI ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) – ainda é desconhecida em grande parte do País.

“Se sairmos agora e batermos em qualquer delegacia, vamos ficar assustados que muita gente vai desconhecer a Lei Brasileira de Inclusão. Muitas delegacias desconhecem os direitos da PCD, de uma lei federal que existe há sete anos”, explicou Barreto.

Diante da problemática, o deputado apresentou outro requerimento, também em forma de indicativo, ao Governo e à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) recomendando a divulgação da LBI nas delegacias situadas no Estado. “O objetivo desta Casa é alertar o Poder Público da importância de uma atenção diferenciada à LBI”, ponderou.

Recriação da Seped

Wilker aproveitou para cobrar, novamente, a volta da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped) na estrutura do Executivo estadual. Extinta em 2019, após reforma administrativa do Estado, a pasta foi incorporada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e a mudança até hoje é motivo de insatisfação da classe e de grupos que lutam pela causa PCD.

“Reitero que o Governo mande, em caráter de urgência, um projeto para esta Casa recriando a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência. Políticas públicas desta natureza só acontecem com ações governamentais, mas para isso, o Executivo precisa enxergar na sua estrutura a importância da pessoa com deficiência. Quem vai executar as diretrizes? O puxadinho que existe hoje?”, ponderou o parlamentar, que ingressou, no dia 11 de agosto de 2021 com requerimento de mesmo teor cobrando o retorno da Seped.

Leia também outras matérias

Com ciúmes, mulher tenta arrancar pênis do marido no Centro de Manaus

Redação Zero Hora AM

Governo do AM não cumpre promessa de moradias para mais de 2 mil famílias do Monte Horebe

Redação Zero Hora AM

Ricardo Nicolau recebe apoio de Serafim Corrêa na disputa pelo governo do AM

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo