5 de novembro de 2025 | 08:07

Deputado Pablo vota contra projeto que cria ‘quarentena eleitoral’

O deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo (PSL) usou as redes sociais para dizer aos eleitores que votou contra o projeto que cria a “quarentena eleitoral” de quatro anos para policiais, juízes e militares de concorrerem a cargos eletivos.

“Sou e sempre serei a favor da Justiça, da democracia e jamais permitirei que os direitos dos cidadãos de bem sejam atacados”, escreveu Pablo no Instagram e Facebook.

O deputado argumenta que todo cidadão brasileiro têm o direito constitucional de concorrer a cargos eletivos, independente da função profissional que exercem.

Segundo Pablo, a mudança no Código Eleitoral, aprovada pela Câmara, interfere nesse direito ao criar uma ‘quarentena” de quatro anos.

Com a mudança, os juízes, policiais, membros do Ministério Público e militares terão que deixar os cargos em, no mínimo, quatro anos antes da eleição.

“Os juízes, policiais e militares são trabalhadores que não podem ter seus direitos diminuídos por causa da profissão que exercem”, afirmou o deputado.

A medida foi aprovada na madrugada de quinta-feira (16), por 273 votos contra 211. O texto segue agora para o Senado.

Leia também outras matérias

Proposta de Roberto Cidade que incentiva iniciação científica como estratégia de fortalecimento da educação básica vira Lei

Redação Zero Hora AM

Eduardo Braga destaca abertura de licitação para recuperar 20 km da BR-319

fabiocosta

Saiba todos os acontecimentos do atentado ao ex-presidente Donald Trump

Redação Zero Hora AM
Carregando....