No mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, o Agosto Laranja, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi palco de sensibilidade e esperança por uma melhor qualidade de vida em benefício dos portadores de Esclerose Múltipla (EM).
Em Cessão de Tempo do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), realizada ontem (25-ago), o parlamentar concedeu voz à representante da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla do Amazonas (APEAM), Rosa Maria Marques.
Ela clamou por ajuda da Casa Legislativa para garantir melhorias no tratamento da EM e na compra de medicamentos.
Bastante emocionada, Rosa pediu apoio do Parlamento Estadual para liberação de R$ 5 milhões para a compra de medicamentos na rede estadual de Saúde, atendendo mais de 200 portadores de EM no Amazonas, segundo a Apeam.
Alguns remédios como Teriflunomida e Fumarato de Dimetila, essenciais no tratamento adequado da Esclerose Múltipla, não constam na lista do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo já aprovados para uso no Brasil, sendo a aquisição possível somente de forma judicial através da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).
“Em nome da Apeam, peço para alocar R$ 5 milhões e garantir a compra de medicamentos aos portadores da Esclerose Múltipla, que não estão na lista do SUS. Independentemente de partido político, estou falando de vida”, afirmou Rosa, que é esposa de um portador da doença.
Homenagem
Quem também participou da Cessão de Tempo foi a Dra. Nise Alessandra, médica neurologista e supervisora da residência médica em neurologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Considerada uma das profissionais mais reconhecidas no atendimento e tratamento da EM no Amazonas, Nise pediu mais sensibilidade do Poder público em relação à doença e agradeceu o espaço cedido pelo deputado ao tema.
Na ocasião, Wilker entregou à médica uma placa de homenagem e gratidão pelos serviços prestados em prol dos portadores da Esclerose Múltipla.
“Agradeço ao deputado Wilker pela oportunidade, quem me conhece sabe que eu sou uma médica extremamente emotiva e me envolvo muito com a situação de cada paciente e ter essa possibilidade de poder oferecer um melhor tratamento me motiva ainda mais a lutar e brigar por todos os portadores”, pontuou a médica, que também é coordenadora do ambulatório Araújo Lima de Doenças Desmielinizantes – HUGV/UFAM.
Compromisso firmado
O pedido de Rosa recebeu o apoio dos deputados presentes na Cessão de Tempo, que se comprometeram em destinar emendas parlamentares individuais em prol da classe, bem como de garantir recursos na votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para novembro.
“Espero que os colegas deputados possam assumir esse pacto com o orçamento que iremos votar em novembro deste ano, para que possamos lembrar deste dia que a sociedade veio à Assembleia pedir uma fatia que hoje está esquecida nas políticas públicas, que é a Esclerose Múltipla”, disse Wilker Barreto.