26.3 C
Manaus
20 de janeiro de 2025 | 05:06

Dia Internacional da Síndrome de Down é lembrado por Wilker Barreto

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado anualmente nesta segunda-feira, 21 de março, representa a luta pela conscientização da sociedade sobre a condição genética e a garantia da inclusão aos portadores da alteração que triplica o cromossomo 21 nas células do organismo.

Diante desta data significativa, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) voltou a reiterar indicativos ao Governo de sua autoria que buscam garantir igualdade e qualidade de vida às Pessoas com Deficiência (PCD). Apesar da importante relevância, as proposituras não tiveram prosseguimento por parte do Executivo estadual.

O parlamentar indicou, por meio de requerimento no dia 13 de agosto de 2021, a volta da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped) na estrutura do Governo.

Extinta em 2019, após reforma administrativa do Estado, a pasta foi incorporada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), causando insatisfação da classe e de grupos que lutam pela causa. Além disso, a ausência da secretaria especializada não assegura a destinação de recursos do orçamento estadual.

“A volta da Seped é fundamental para assegurar a cidadania e a dignidade das pessoas com deficiência garantida em lei. As políticas públicas precisam ser trabalhadas de forma macro pelo governo, que é o responsável por executar o orçamento. É inadmissível tratar o público PCD num puxadinho, como é feito hoje pelo Executivo”, ponderou Barreto.

Delegacia PCD

Outra indicação de Barreto em prol da causa PCD é a criação da Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência. Sugerida pelo parlamentar no dia 7 de fevereiro deste ano, a proposta sugere a criação da unidade policial para atendimento especializado às pessoas com deficiência (PCDs), além de oferecer um suporte assistencial a este tipo de público.

O pedido de Wilker se baseou em matéria do Fantástico, da TV Globo, no dia 6 de fevereiro, onde um levantamento feito pela reportagem aponta que apenas 11 estados brasileiros e o Distrito Federal oferecem algum tipo de atendimento voltado especificamente às pessoas com deficiência, assinalando que o Amazonas não tem este serviço.

Lei Brasileira de Inclusão

A divulgação da Lei Brasileira Lei Brasileira de Inclusão – LBI ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) nas delegacias situadas no Estado também foi proposta pelo deputado ao Governo, com objetivo de massificar e levar ao conhecimento da sociedade sobre o conjunto de normas que asseguram e promovem, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Leia também outras matérias

William Alemão cobra informações sobre uso de pontos comerciais na Casa de Praia Zezinho Corrêa

Hugo Bronzere

Seleção para executar serviço de Radiodifusão Comunitária no AM termina no dia 30

Redação Zero Hora AM

TCE-AM nega recurso e mantém desaprovação das contas do ex-prefeito de Humaitá

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo