25.3 C
Manaus
13 de junho de 2024 | 10:57

Eduardo Braga apoia motoristas na criação de projeto que limita desconto feito por empresas de aplicativo

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) esteve reunido hoje (07-jun) com um grupo de motoristas por aplicativos de Manaus e se comprometeu a elaborar um projeto de lei para regulamentar o valor fixo da taxa de viagens e estabeleça uma margem de lucro real para a categoria.

De acordo com o Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil existem mais de 1,5 milhão de motoristas por aplicativos, sendo 945 mil motoristas de transporte de passageiros, 322 mil entregadores de delivery, 222 mototaxistas e 55 mil trabalhadores de entrega de produtos.

No Amazonas existem mais de 100 mil motoristas cadastrados junto às empresas de aplicativo.

“É uma categoria que precisa de uma regulamentação nacional, porque são pais e mães de família trabalhadores e que movimenta a nossa economia. Vamos nos empenhar em elaborar um projeto de lei que garanta justiça social para eles”, destacou Eduardo Braga.

O encontro contou com a participação do pré-candidato a deputado estadual pelo MDB Amazonas, Tiago Rodrigues, líder da equipe Adms Comandos, que reúne mais de 5 mil motoristas em Manaus. Segundo ele, a proposta vai garantir estabilidade econômica para a categoria.

O motorista disse que atualmente as plataformas cobram valores que variam de 10% a 50% do valor de cada corrida, o que tira a margem de lucro dos trabalhadores.

“Estamos propondo uma taxa 10% fixa e a criação um teto máximo de R$ 10 por corrida. E temos o apoio do senador Eduardo. Existem outros países que já operam dessa forma”, disse Tiago Rodrigues, que é presidente da Associação Comandos de Motoristas de Aplicativos do Amazonas (Acomap-AM).

Também participaram da reunião os líderes das lideranças Elite Diamante, Suelen Sampaio; Master, Alexandre Matias; QRU, João Rodrigues; Adms Manaus, Ricardo Pereira e Pérolas, Gleyde. Eles estão juntos no projeto político do pré-candidato à deputado estadual nas eleições de outubro deste ano.

Leia também outras matérias

Wilker propõe aos órgãos de controle a contratação direta de profissionais terceirizados da Saúde pelo Governo do AM

Redação Zero Hora AM

Ex-presidente da Câmara de Tapauá terá que devolver R$ 125,7 mil aos cofres públicos, determina TCE-AM

Hugo Bronzere

Fábricas de gelo são uma realidade nas comunidades de Itacoatiara (AM) graças ao trabalho de Silas

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo