24.3 C
Manaus
13 de julho de 2024 | 05:55

Educação domiciliar é aprovada na Câmara Federal, com apoio do dep. Delegado Pablo

A Câmara dos Deputados concluiu ontem (19/05) a votação do Projeto de Lei (PL) 3.179 de 2012, que regulamenta a educação domiciliar no Brasil, também conhecida como homeschooling.

A primeira parte do projeto tinha sido votada e aprovada na quarta-feira, com voto favorável do deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo (UB-AM). Com a conclusão, o PL segue agora para análise do Senado.

Pablo explica que a educação domiciliar é autorizada em vários países, e que para ser realizada no Brasil precisa seguir critérios rigorosos, estabelecidos pelo projeto de lei.

“Para ter o benefício da aula em domicílio, o estudante precisa estar matriculado numa escola, que acompanhará o desenvolvimento educacional do aluno, entre outros critérios”, explica Pablo.

Entre as vantagens da aula em domicílio está a atenção exclusiva ao estudante, que terá melhores condições de desenvolver dons, talentos e seu potencial intelectual.

Outro benefício, segundo Pablo, é o respeito ao ritmo de aprendizado de cada aluno, que é impossível de ser feito em escolas tradicionais.

“Estudantes que tenham dificuldade de aprendizado terão mais tempo para aprender, pois a atenção será exclusiva para esse aluno. O ritmo será diferente. Quem ganha é o estudante”, destacou o deputado.

Como é hoje

O ensino domiciliar atualmente não é permitido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em setembro de 2018, os ministros do STF entenderam que não havia uma lei que regulamentava o ensino domiciliar no País. Embora a lei não proíba explicitamente, também não a respalda.

O que falta para começar a valer

O texto segue para o Senado, onde também precisará ser votado. Se o Senado aprovar o projeto sem alterações em relação ao texto que saiu da Câmara, ele seguirá direto para a sanção do presidente.

Caso sejam feitas alterações, o projeto voltará para a Câmara.

Leia também outras matérias

Torneio Yu-Gi-Oh Manaus acontece neste domingo, na Aleam, com apoio do dep. Wilker Barreto

Hugo Bronzere

Em Portugal, presidente do TCE-AM palestra no Instituto Rui Barbosa, sobre Eficiência Administrativa

Redação Zero Hora AM

Deputado Dermilson Chagas apresenta denúncias de pescadores que afirmam que foram enganados por sindicato

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo