28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 16:59

Em Manaus, saiba onde receber o remédio que evita infecção pelo HIV

O alto o índice de Doenças Sexualmente Transmissível (DSTs) pelo Brasil deixa milhares de pessoas infectadas durante o Carnaval. O avanço da medicina pretende colocar um ponto final nas infecções durante essa época do ano.

A rede púbica de saúde dispõe de medicamentos para evitar a transmissão pelo HIV. Em Manaus, os medicamentos são distribuídos em UBSs, policlínicas e hospitais.

Um deles é o PEP, que é a profilaxia pós-exposição, tratamento que pode diminuir em quase 100% as chances de infecção, mesmo após a exposição ao vírus, e está disponível gratuitamente em Manaus.

O tratamento deve ser feito, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. A PEP é feita com o uso de medicamentos durante 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde, segundo o Ministério da Saúde.

Os remédios, no entanto, não dispensam o uso da camisinha nas relações sexuais — até porque só funcionam para o vírus do HIV.

Em Manaus, o remédio é encontrado na Fundação de Medicina Tropical – Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste; Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, bairro Alvorada, zona centro-oeste; SPA Coroado – Avenida Beira Mar, bairro Coroado, zona leste; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues – Avenida Camapuã, comunidade Nossa Senhora De Fátima, zona norte.

Leia também outras matérias

Funkeira faz sexo em ponto turístico, posta vídeo na Internet e pode ser presa a qualquer momento

Redação Zero Hora AM

Dermilson Chagas denuncia que governador desrespeita servidores ao anunciar aumento salarial abaixo do negociado

Redação Zero Hora AM

Perseguição policial em Manaus termina com um morto e dois feridos

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo