O alto o índice de Doenças Sexualmente Transmissível (DSTs) pelo Brasil deixa milhares de pessoas infectadas durante o Carnaval. O avanço da medicina pretende colocar um ponto final nas infecções durante essa época do ano.
A rede púbica de saúde dispõe de medicamentos para evitar a transmissão pelo HIV. Em Manaus, os medicamentos são distribuídos em UBSs, policlínicas e hospitais.
Um deles é o PEP, que é a profilaxia pós-exposição, tratamento que pode diminuir em quase 100% as chances de infecção, mesmo após a exposição ao vírus, e está disponível gratuitamente em Manaus.
O tratamento deve ser feito, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. A PEP é feita com o uso de medicamentos durante 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde, segundo o Ministério da Saúde.
Os remédios, no entanto, não dispensam o uso da camisinha nas relações sexuais — até porque só funcionam para o vírus do HIV.
Em Manaus, o remédio é encontrado na Fundação de Medicina Tropical – Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste; Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, bairro Alvorada, zona centro-oeste; SPA Coroado – Avenida Beira Mar, bairro Coroado, zona leste; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues – Avenida Camapuã, comunidade Nossa Senhora De Fátima, zona norte.