29.4 C
Manaus
23 de abril de 2024 | 17:02

Em Manaus, saiba onde receber o remédio que evita infecção pelo HIV

O alto o índice de Doenças Sexualmente Transmissível (DSTs) pelo Brasil deixa milhares de pessoas infectadas durante o Carnaval. O avanço da medicina pretende colocar um ponto final nas infecções durante essa época do ano.

A rede púbica de saúde dispõe de medicamentos para evitar a transmissão pelo HIV. Em Manaus, os medicamentos são distribuídos em UBSs, policlínicas e hospitais.

Um deles é o PEP, que é a profilaxia pós-exposição, tratamento que pode diminuir em quase 100% as chances de infecção, mesmo após a exposição ao vírus, e está disponível gratuitamente em Manaus.

O tratamento deve ser feito, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. A PEP é feita com o uso de medicamentos durante 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde, segundo o Ministério da Saúde.

Os remédios, no entanto, não dispensam o uso da camisinha nas relações sexuais — até porque só funcionam para o vírus do HIV.

Em Manaus, o remédio é encontrado na Fundação de Medicina Tropical – Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste; Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, bairro Alvorada, zona centro-oeste; SPA Coroado – Avenida Beira Mar, bairro Coroado, zona leste; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues – Avenida Camapuã, comunidade Nossa Senhora De Fátima, zona norte.

Leia também outras matérias

Casal morre em grave acidente em avenida de Manaus; veja as fotos

Redação Zero Hora AM

Vaza vídeo de nudes da pastora de fogo

Redação Zero Hora AM

Mais de 35 mil ingressos são vendidos para o duelo Flamengo x Audax na Arena da Amazônia

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo