24.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 08:21

Empresários de Manaus pedem aumento na tarifa do transporte público

O Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Manaus (Sinetram) emitiu comunicado pedindo o aumento da tarifa de ônibus como medida para evitar uma greve dos rodoviários, que buscam aumento dos salários e indicam possível paralisação. De acordo com o Sinetram, o aumento da tarifa é necessário.

A tarifa de ônibus em Manaus não sofre reajuste desde 2017, estando congelada para a população em R$ 3,80. Contudo, o Sinetram afirma que neste período houve aumento de gastos na prestação do serviço e também dos salários dos trabalhadores.

“É importante ressaltar que, apesar da tarifa está congelada há seis anos, e ser uma das mais baratas entre as capitais do país, todos os custos que são envolvidos para funcionar um sistema que inclui quase 1.200 ônibus operantes, vem crescendo e isso inclui também o aumento de salário dos motoristas que evoluiu quase 44% de 2017 até 2023. Além do preço do combustível, quase 92%, pneus, peças e demais investimentos em tecnologias para bilhetagem que somam quase 79% de aumento ao longo desse tempo”, justifica o Sinetram.

O valor da tarifa atual também conta com subsídios dos governos municipal, estadual e federal. Para os empresários este cenário não tem como se manter eternamente, sendo necessário aumentar a contrapartida da população.

“O Sinetram entende que o acréscimo de novos custos ao valor dos serviços prestados é importante para que se mantenha o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, considerando os investimentos previstos e necessários para a melhora contínua desse importante serviço à população, incluindo a contrapartida do usuário com o aumento da tarifa”, sustenta o sindicato.

O Sinetram espera um posicionamento da prefeitura para que também faça uma avaliação sobre a necessidade de aumento da tarifa.

Leia também outras matérias

Chocolate artesanal de empresa do PA conquista nichos de mercado no exterior

Redação Zero Hora AM

Delegado Pablo comemora aprovação de projeto contra maus-tratos de animais, à época com apoio de Bolsonaro

Hugo Bronzere

Projeto de Caio André, que define competências para incentivo ao esporte, é promulgado

Redação Zero Hora AM
Carregando....