26.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2022 | 03:59

Empresas de água e energia não podem cobrar pela religação do serviço na casa de consumidores

As empresas que prestam serviços públicos, como água, energia e Internet, entre outros, não podem cobrar taxa, tarifa ou qualquer outra forma de pagamento pela religação do serviço na casa de consumidores.

É o que garante o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas.

O projeto foi apresentado pela deputada estadual Mayara Pinheiro (Progressistas) e estabelece ainda que os serviços públicos que sofrerem interrupção devem ser restabelecidos no prazo máximo de 24 horas, contadas a partir do pedido do consumidor ou da quitação do débito.

Na justificativa da proposta, a deputada afirma que “na maioria dos casos, o restabelecimento dos serviços não representa custos adicionais elevados para as empresas, de modo que é uma punição desarrazoada às pessoas com menor capacidade econômica”.

Para Mayara, a propositura faz parte da luta no parlamento para proteger o direito do consumidor diante de possíveis abusos cometidos pelas prestadoras de serviços públicos, como abastecimento de água e energia elétrica.

“Não podemos esquecer que, no momento em que há a interrupção do serviço, independente do motivo, o maior prejudicado é sempre o cidadão, que fica sem qualquer alternativa diante da privação de recursos essenciais para atividades do dia a dia. É meu dever como parlamentar e vou continuar lutando para proteger o consumidor”, enfatizou a deputada.

No Brasil, a Lei nº 8.987/1995, estabelece as condições em que pode ocorrer a interrupção ou descontinuidade da prestação de serviços públicos de forma unilateral, mas não define regras sobre o restabelecimento.

Segundo Mayara, esta lacuna pode favorecer o comportamento abusivo de empresas concessionárias ou permissionárias.

 

Leia também outras matérias

A pedido de Eduardo Braga, relatório da CPI da Covid inclui Wilson Lima e Marcellus Campêlo entre os indiciados

Redação Zero Hora AM

Serviços de saúde voltados aos homens são intensificados em Manaus

Redação Zero Hora AM

Sistema do Sinetram será suspenso para atualização na sexta-feira

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: