1 de abril de 2025 | 22:29

Escoteiros de Manaus participam de atividade a bordo de navio da Marinha do Brasil, com passeio até o encontro das águas

Redação ZH – Mais de 50 escoteiros participaram na manhã deste sábado (29-mar), de uma atividade a bordo do navio de Assistência Hospitalar (NAsH), “Soares de Meirelles” da Marinha do Brasil. Durante a visita, as crianças, jovens e adultos do movimento, puderam conhecer um pouco da rotina dos militares embarcados.

A atividade contou com a participação dos oficiais que ministraram instruções de primeiros-socorros, combate a incêndio, atracação, sistemas operacionais do navio, comandos, segurança a bordo, visitas a sala de comando, ambulatórios, máquinas, refeitório e a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras.

Durante a visita, os escoteiros puderam desfrutar de um passeio pelo Rio Negro, até o encontro das águas.

O evento foi promovido pelo 9º Comando Naval e os grupos escoteiros 38º AM – Cisne Branco e 39º AM Dom Bosco.

Segundo o coordenador da atividade, chefe escoteiro, James Roosevelt, o encontro foi importante para que os jovens pudessem conhecer as rotinas dos escoteiros da modalidade do mar e marinheiros: “Nossa missão é despertar o conhecimento para esses jovens e ensinar técnicas da modalidade do mar. Graças a Marinha do Brasil essa atividade foi um sucesso, com muito aprendizado. O escotismo chegou ao Brasil pelos oficiais da MB em 1910 e até os dias de hoje, somos bem recebidos pela Marinha” concluiu o chefe.

Ao final, os militares promoveram um super lanche a bordo do navio, para os participantes.

O comandante Capitão-de-Corveta Diego de Oliveira Rosa Costa elogiou a postura e educação dos escoteiros, lobinhos, seniores, pioneiros e chefes que estavam embarcados nesta aventura. A atividade com os escoteiros foi proporcionada pelo comandante da flotilha do Amazonas, capitão de Mar e Guerra Sandir Antonio de Freitas D´Almeida.

Histórico do navio:

O Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles – U 21, ex-Ludovico Celani, é o primeiro navio a ostentar esse nome em homenagem a Joaquim Cândido Xavier Soares de Meirelles, Cirugião-Mor da Armada e Patrono do Corpo de Saúde da Marinha. Em agosto de 2010, a Marinha do Brasil e o Ministério da Saúde decidiram adquirir a embarcação Ludovico Celani, pertencente à W.A. Comércio e Transporte e Navegação Ltda, construída em 2008, pelo estaleiro de mesmo nome, na cidade de Manaus. 

Leia também outras matérias

Caio André entrega Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho para lutador de MMA Alan Nuguette

Redação Zero Hora AM

Prefeitura de Rio Preto da Eva antecipa parcela do 13º salário

Redação Zero Hora AM

Papa Francisco sofreu ‘dois episódios de insuficiência respiratória aguda’, afirma o Vaticano

Redação Zero Hora AM
Carregando....