25.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2023 | 09:38

Escoteiros de Manaus promovem atividade especial para crianças que desejam entrar no movimento

Promover o protagonismo  juvenil, resgatar valores éticos e cívico são os princípios do maior movimento de educação não formal do planeta voltado à crianças, jovens e adolescentes. O escotismo está presente em mais de 223 países e territórios. Com mais de 54 milhões de membros. No Brasil o números já ultrapassam os 100 mil, no Amazonas o movimento ressurge após dois anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19.

Neste sábado (26-mar) o grupo escoteiro Dom Bosco vai realizar uma atividade especial denominada “Um dia de Escoteiro”. O encontro será, às 14 horas, nas quadras do tradicional colégio Salesiano Dom Bosco no Centro de Manaus, situado na Avenida Epaminondas, 57 ao lado do colégio Militar de Manaus. Para participar da atividade basta que a criança, jovem e adolescente tenha entre 6,5 a 21 anos de idade. O encontro será gratuito e aqueles que quiserem participar podem efetuar o registro na União dos Escoteiros do Brasil.

Sobre o movimento escoteiro

O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. E se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.

Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento; Por meio da vivência nos grupos escoteiros, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O Escotismo também acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens escoteiros.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Mais informações podem ser obtidas  por meio do número (92) 98207-1066

Leia também outras matérias

Mulheres rebolam e mostram calcinha em posto de combustíveis no bairro Alvorada

Redação Zero Hora AM

Bolsonaristas preparam manifestação para quinta-feira, contra “retorno do comunismo”

Redação Zero Hora AM

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR WILSON LIMA

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: