30.3 C
Manaus
27 de abril de 2024 | 12:54

Exame simples de sangue capaz de detectar o Alzheimer chega ao Brasil

Chegou ao Brasil o exame criado por uma startup norte-americana capaz de diagnosticar a doença de Alzheimer, com uso de apenas uma amostra de sangue.

Com o nome de PrecivityAD2, o exame é desenvolvido pela startup C2N Diagnostics, e chega ao Brasil pela empresa farmacêutica do Grupo Fleury.

A novidade que promete auxiliar milhares de pessoas tem preço salgado, o equivalente a R$ 3,6 mil, sendo oferecido exclusivamente nos laboratórios do grupo  Fleury, no Estado de São Paulo.

Nos Estados Unidos, o novo exame está disponível desde agosto deste ano. Anteriormente, a empresa tinha lançado outra versão, ainda em 2020.

Independente do modelo, é importante explicar que o teste deve ser usado apenas para confirmar uma suspeita da condição em pessoas com mais de 55 anos, ou seja, não serve para a triagem de indivíduos sem sintomas.

Mais exames prometem chegar em breve

No momento, inúmeras equipes de pesquisa testam novos modelos para o diagnóstico do Alzheimer.

Entre as novidades que devem chegar em breve ao mercado está um aparelho portátil capaz de diagnosticar a doença em aproximadamente 10 minutos.

Outras pesquisas apostam que a análise de biomarcadores no sangue podem prever a condição neurodegenerativa com anos de antecedência.

Por que é importante confirmar o diagnóstico de Alzheimer?

“O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer impacta diretamente nas intervenções clínicas relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente”, afirma Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury, em comunicado.

Afinal, com o diagnóstico, a pessoa com Alzheimer receberá atendimento específico, envolvendo fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Em paralelo, será estimulada a praticar atividades físicas. Todas essas iniciativas, mesmo que não impliquem em uma cura, poderão melhorar a qualidade de vida.

Dependendo do contexto, poderão ser investigadas alternativas envolvendo a cannabis medicinal.

 

Leia também outras matérias

Saiba quem é a funcionária pública que morreu atropelada na Djalma Batista

Redação Zero Hora AM

Inovação e tecnologia: robô avalia preventivamente rede de esgoto em Manaus

Redação Zero Hora AM

Mãe acorrenta filho de 10 anos com medo do garoto se envolver com tráfico de dr0gas

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo