25.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2023 | 10:01

FAB ‘intercepta’ avião carregado com 165 quilos de drogas no AM

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, por volta de 13h40 deste sábado (19), uma aeronave modelo PA-34 Seneca que transportava 165 quilos de drogas, em Presidente Figueiredo, no Amazonas. Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

A aeronave foi detectada na região central do Amazonas sem plano de voo e cumpria rota conhecida para o tráfico de drogas, estando então sujeita às medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

A aeronave fez um pouso forçado em um canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo (AM). O helicóptero H-60 da FAB pousou no local com a equipe da Polícia Federal, que cumpriu as Medidas de Controle de Solo (MCS), apreendendo a carga ilícita.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, comentou o sucesso da operação conjunta. “A ação deste sábado comprova a prontidão operacional da FAB. As capacidades do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro permitem uma vigilância consistente 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse.

Ação permanente

As ações deste sábado fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

*Com informações do Portal Tucumã

Leia também outras matérias

Pernambuco atualiza para 56 número de mortos no Estado

Redação Zero Hora AM

Deputado Wilker Barreto consegue compromisso da Aleam para ajudar portadores de Esclerose Múltipla

Redação Zero Hora AM

Amazonino lança pré-campanha ao governo do AM e promete lutar pela cadeira de Wilson Lima

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: