31 de agosto de 2025 | 02:29

Famílias em risco, próximas à barragem de Balbina, devem receber auxílio-aluguel, defende dep. Dermilson Chagas

Por causa do risco de rompimento da barragem da usina hidrelétrica de Balbina, no interior do Amazonas, as famílias que moram em dez comunidades próximas à barragem correm o risco de serem destruídas pela força das águas.

Por causa do risco, os moradores devem receber o auxílio-aluguel pago pelo governo do Amazonas, até que a situação volte ao normal. A proposta é do deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) e foi apresentada na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Segundo o deputado, a barragem corre o risco de romper devido à pressão das águas represadas, causadas pela elevação do rio Uatumã. Para evitar essa tragédia, a empresa que administra a hidrelétrica quer liberar comportas extras, o que causará o alagamento de dez comunidades, dentre elas a do Ramal da Morena.

“A solução para esse problema é o Estado, através da Defesa Civil, pagar o auxílio-aluguel enquanto ficar nessa indecisão da Justiça de liberar ou não as comportas da barragem”, afirmou Dermilson.

“Não podemos esperar a barragem romper e acontecer o pior. Prevenir é o melhor remédio. O Estado tem que correr e usar o auxílio-aluguel como já usa com os moradores do Monte Horebe e assim tirar essa população das proximidades da usina de Balbina”, disse o deputado.

As dez comunidades próximas à hidrelétrica que podem ser inundadas são “Céu e Mar”, “São José do Uatumã”, “São Jorge do Uatumã”, “Fé em Deus”, “Cachoeira da Morena”, “Comunidade Carlos Augusto”, “Macaco-Boia”, “Bela Vista”, “Maracarana” e “São Bento”.

Além dessas localidades, há o “Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS Morena” e outros locais habitados ao longo do rio Uatumã.

Leia também outras matérias

Amom aprova projeto que isenta pessoas com fibromialgia de pagamento no imposto de renda

Hugo Bronzere

Proposta de Braga isenta ICMS sobre conta de energia de mais de 1,1 milhão de amazonenses

Hugo Bronzere

BYD e Parvi apresentam novos veículos elétricos híbidros em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....