O deputado Federal Fausto Júnior. (AM) protocolou um requerimento de indicação ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, solicitando o aumento dos recursos destinados à assistência social durante o período de enchentes no Amazonas.
A medida tem o objetivo de apoiar as populações mais vulneráveis, especialmente nas comunidades ribeirinhas, que enfrentam anualmente os impactos severos das cheias, como perda de moradias, isolamento, escassez de alimentos e água potável, além de graves consequências à saúde e ao bem-estar psicológico.
Segundo Fausto Jr, apesar de as ações emergenciais adotadas pelo Governo Federal nos últimos anos – como antecipações do Bolsa Família e liberações extraordinárias do BPC – os recursos ainda são insuficientes para atender à real dimensão dos problemas causados pelas enchentes no Estado.
“Por trás dos números, há histórias de sofrimento e resiliência. As cheias agravam uma realidade já desafiadora. É urgente ampliar os recursos e garantir o acesso à assistência de forma eficaz, com dignidade e justiça social para o povo amazonense”, afirmou Fausto Júnior.
Desastres naturais
Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que o Amazonas é o Estado com o maior número de desabrigados e desalojados por desastres naturais entre 2013 e 2023, sendo as inundações o principal motivo.
Em 2022, por exemplo, 26 municípios amazonenses decretaram situação de emergência por causa da elevação dos rios.
No requerimento, o deputado pede prioridade para a ampliação de ações como a distribuição de cestas básicas e outros auxílios diretos nas áreas mais afetadas pelas graves cheias no Amazonas.