O fim de ano é uma das épocas mais corridas para qualquer pessoa. Com certeza vai notar que tem poucos espaços para o descanso.
E como passar por esse período com a saúde em dia e dormindo o suficiente para não se sentir cansado?
Poucas pessoas sabem, mas um dos maiores vilões do sono é o álcool, que te ajuda a dormir rápido, porém mais tarde.
“A bebida faz com que o sono seja interrompido e reduz a quantidade de sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), que desempenha um papel crucial no processamento de suas experiências emocionais”, comenta a terapeuta do sono, Dra. Kat Lederle.
A falta do sono REM é uma das causas do mau-humor no dia seguinte.
A doutora também comenta a relação entre o sono e o alimento. ”Depois de uma noite curta, tendemos a fazer escolhas alimentares não saudáveis e optamos por alimentos açucarados e saborosos em vez de opções de frutas e vegetais no dia seguinte”, explica a médica.
“Continuar a comer tarde da noite pode levar a uma ingestão maior de calorias, o que pode causar ganho de peso e obesidade, mas também pode causar diabetes porque os níveis de insulina são naturalmente baixos à noite e o corpo também é menos sensível à mensagem da insulina”.
Como dormir mais?
Tenha uma dieta rica em vegetais durante os dias que antecedem o Réveillon, que além de promover um sono saudável, reduz o risco de doenças cardiometabólicas.
“Os alimentos vegetais costumam ser ricos em triptofano (um componente na construção da melatonina, a molécula sinalizadora do relógio biológico que indica ao corpo que é noite), o que pode ajudar a melhorar a qualidade e a duração do sono”, destaca a doutora Lerdele.
“Se você quiser comer alimentos tradicionais de Natal, experimente comer mais cedo (três a quatro horas antes de sua hora de dormir habitual)”, indica a doutora.
Outra dica de ouro é se hidratar bem, pois a desidratação pode afetar o sono indiretamente, causando dores de cabeça ou acordando você porque está com sede.
A dica final é um pouco mais difícil de ser cumprida.
Tenha horários regulares de sono. “Planeje sua agenda social e certifique-se de que as noites de descanso superem as noites de festa”, sugere a especialista.
Neste período desregulado não é apenas a saúde física que é afetada, pois a falta de sono prejudica a capacidade de concentração e de pensar com clareza.
“Os seres humanos precisam de conexões sociais para serem saudáveis. Ao reservar regularmente um tempo para dormir, você garante uma saúde melhor. O sono é realmente a cola social que une a sociedade”, finaliza.