25.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2023 | 11:01

Festas de fim de ano: como dormir o suficiente para se sentir descansado

O fim de ano é uma das épocas mais corridas para qualquer pessoa. Com certeza vai notar que tem poucos espaços para o descanso.
E como passar por esse período com a saúde em dia e dormindo o suficiente para não se sentir cansado?

Poucas pessoas sabem, mas um dos maiores vilões do sono é o álcool, que te ajuda a dormir rápido, porém mais tarde.

“A bebida faz com que o sono seja interrompido e reduz a quantidade de sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), que desempenha um papel crucial no processamento de suas experiências emocionais”, comenta a terapeuta do sono, Dra. Kat Lederle.
A falta do sono REM é uma das causas do mau-humor no dia seguinte.

A doutora também comenta a relação entre o sono e o alimento. ”Depois de uma noite curta, tendemos a fazer escolhas alimentares não saudáveis e optamos por alimentos açucarados e saborosos em vez de opções de frutas e vegetais no dia seguinte”, explica a médica.

“Continuar a comer tarde da noite pode levar a uma ingestão maior de calorias, o que pode causar ganho de peso e obesidade, mas também pode causar diabetes porque os níveis de insulina são naturalmente baixos à noite e o corpo também é menos sensível à mensagem da insulina”.

Como dormir mais?

Tenha uma dieta rica em vegetais durante os dias que antecedem o Réveillon, que além de promover um sono saudável, reduz o risco de doenças cardiometabólicas.

“Os alimentos vegetais costumam ser ricos em triptofano (um componente na construção da melatonina, a molécula sinalizadora do relógio biológico que indica ao corpo que é noite), o que pode ajudar a melhorar a qualidade e a duração do sono”, destaca a doutora Lerdele.
“Se você quiser comer alimentos tradicionais de Natal, experimente comer mais cedo (três a quatro horas antes de sua hora de dormir habitual)”, indica a doutora.

Outra dica de ouro é se hidratar bem, pois a desidratação pode afetar o sono indiretamente, causando dores de cabeça ou acordando você porque está com sede.

A dica final é um pouco mais difícil de ser cumprida.
Tenha horários regulares de sono. “Planeje sua agenda social e certifique-se de que as noites de descanso superem as noites de festa”, sugere a especialista.

Neste período desregulado não é apenas a saúde física que é afetada, pois a falta de sono prejudica a capacidade de concentração e de pensar com clareza.

“Os seres humanos precisam de conexões sociais para serem saudáveis. Ao reservar regularmente um tempo para dormir, você garante uma saúde melhor. O sono é realmente a cola social que une a sociedade”, finaliza.

Leia também outras matérias

Polícia apreende adolescente acusado de matar neto de Luciano do Valle; veja

Redação Zero Hora AM

Sexy: Carla Diaz faz ensaio fotográfico em praia do Rio de Janeiro

Redação Zero Hora AM

Domingão tem exposição para comemorar o Dia Nacional do Fusca

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: