Acontece a partir de hoje (16-set), no município de Novo Aripuanã, no interior do Amazonas, o Festlendas, que apresenta a encenação várias lendas amazônicas com a participação dos moradores do município.
São dois dias de festa com a apresentação da Lenda do Apurinã, Lenda do Jurupari, Lenda Anaupira e Lenda do Tucumã. O evento acontece no ‘Lendódramo’ de Novo Aripuanã, com entrada gratuita.
A programação inclui também os shows de atrações regionais como Uendel Pinheiro, 100% Abusado, Rafinha Barba e Lucas Alho, atrações locais e torneios de vôlei, dominó e tênis de mesa.
Funcionará também no local, uma superestrutura com espaço gastronômico, feira de artesanato, exposição de artes plásticas e um parque temático.
O FestLendas 2022 voltará a animar o Estado após dois anos de programações interrompidas pela pandemia da Covid-19.
A festa deve movimentar mais de 30 mil pessoas, entre brincantes, moradores e turistas.
O prefeito de Novo Aripuanã, Jocione Souza, ressaltou a importância do resgate do evento e disse que o FestLendas é um grande incentivo para os moradores de Novo Aripuanã do ponto de vista econômico, gerando emprego e renda para a população.
Segundo o prefeito, muitas famílias esperam esse momento para tirar seu sustento, como costureiras, pessoas que trabalham com alegorias, hotéis, restaurantes, entre outros serviços diretos e indiretos, como é o caso dos vendedores ambulantes.
Além disso, foi destacada a vantagem do ponto de vista cultural, não só para Novo Aripuanã, como também para moradores próximos, entre eles, os municípios de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Apuí, Manicoré, Humaitá, Manacapuru, Itacoatiara, Manaus e até outros Estados.
“Novo Aripuanã tem despontado cada vez mais no cenário amazonense, como uma cidade acolhedora, pujante e rica em tradições culturais. Nossa gestão vem resgatando o evento e, mais importante, investindo na arte da nossa terra, que valoriza os nossos artistas e o que o nosso município tem de melhor”, afirmou o prefeito.