31.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 18:15

Fórum de Discussões sobre Programas de Preparação para a Aposentadoria é realizado pelo TCE-AM

Para estimular o debate sobre a importância de um planejamento prévio do Poder Público ao momento de aposentadoria dos servidores públicos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza no dia 19 de julho, das 14h às 17h, e dia 20 de julho, das 8h às 17h, o 1º Fórum de Discussões sobre Programas de Preparação para a Aposentadoria.

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do site da Escola de Contas Públicas (ECP), pelo endereço virtual http://ecpvirtual.tce.am.gov.br/ead/, com carga horária de 12 horas.

“A aposentadoria é um momento de suma importância para cada trabalhador. Acreditamos que investir em um preparo é fundamental para garantir uma transição adequada e uma nova história de vida para os servidores aposentados”, disse o conselheiro-presidente Érico Desterro, ao destacar o Programa de Preparo para Aposentadoria – Eterno Aprendiz.

“Nisso o TCE pode se orgulhar em ser pioneiro, já que criamos um programa voltado aos servidores no processo de aposentadoria que serviu inclusive como referência em todo o Amazonas”, acrescentou.

Gratuito e aberto ao público, o encontro será realizado no auditório da Corte de Contas, com palestra magna ‘Aposentadoria e qualidade de vida: os desafios e oportunidades’, da professora doutora em saúde da mulher e da criança pela Fiocruz, Denise Gutierrez.

O objetivo é criar um espaço de discussão voltado para programas de educação continuada destinados a servidores em processo de aposentadoria.

Desafios enfrentados pelos servidores

Entre os objetivos específicos estão abordar os aspectos humanos e de gestão nesse processo, promover o pensamento crítico e reflexivo sobre os desafios enfrentados pelos servidores nessa transição, atuar como facilitador nos processos de mudanças organizacionais e identificar estratégias para garantir a qualidade de vida durante a aposentadoria.

Conforme a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp/TCE-AM), Merisa Mendes, a metodologia adotada será a aprendizagem baseada em problemas.

“O fórum contará com a presença de parceiros da administração pública federal, estadual, municipal e dos demais poderes, e será uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, discutir paradigmas, conceitos e estratégias”, destacou.

“Todos os esforços são direcionados para a melhoria das políticas e interações de gestão de recursos humanos, visando proporcionar uma transição mais tranquila e bem-sucedida para os servidores que estão se aposentando”, concluiu a chefe do Degesp.

Leia também outras matérias

Madonna confirma show gratuito no Brasil e planeja recorde de público

Hugo Bronzere

Decoração de Natal do Largo São Sebastião será inaugurada sábado

Redação Zero Hora AM

Projeto de Caio André que proíbe instalação de medidores aéreos de energia avança na CMM

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo