28.3 C
Manaus
5 de abril de 2025 | 14:46

Foto de povos indígenas isolados em Silves é manipulada, diz laudo pericial

A fotografia que comprovaria a presença de indígenas isolados nos municípios de Silves e Itapiranga (a 203 e 227 quilômetros de Manaus, respectivamente), no interior do Amazonas, contém indícios de manipulação. A avaliação foi feita pelo perito Allan Almeida Reis, que é especialista em perícias criminais e ciências forenses.

A imagem está no centro da polêmica que pode interromper as atividades da empresa Eneva, que realiza a exploração de gás natural em Silves. O debate envolve questões jurídicas, técnicas e políticas, incluindo suspeitas de manipulação e interferência entre órgãos públicos.

De acordo com laudo, pedido do site BNC Amazonas, a imagem passou por perícia técnica para constatar a veracidade do registro e investigar a existência de possíveis alterações fraudulentas, como montagens, manipulações ou supressão.

Adulteração

A análise pericial revelou indícios de adulteração (exame destinado a determinar se os registros de imagens passaram por alguma modificação), conforme o documento.

“Sem desconsiderar qualquer avaliação adicional, que possa ser pertinente ao caso em questão, é possível afirmar que a imagem analisada não se mostra autêntica, apresentando indícios de manipulações que sugerem possíveis adulterações tais como: montagens, adições e supressões”, afirmou o perito no laudo.

A análise foi realizada por Allan Reis que, além de especialista na área, é perito judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desde 2012, credenciado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e presidente nacional da Comissão Especial de Perícias Forense do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Leia também outras matérias

Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

Redação Zero Hora AM

Responsabilidade Social – Fametro leva serviços de 43 cursos para atendimento gratuito à população

Redação Zero Hora AM

Vereadores de Manaus recebem prêmios no “Melhores do Ano 2023”

Hugo Bronzere
Carregando....