O descaso das empresas Amazonas Energia e Norte Tech com seus funcionários foi denunciado hoje (08-jul) pelo vereador Sassá da Construção Civil (PT).
Na tribuna da Câmara de Manaus, o vereador disse que recebeu denúncias dos trabalhadores da Norte Tech, que presta serviços à Amazonas Energia.
Segundo Sassá, as duas empresas estão demitindo funcionários e usando falsos argumentos como justa causa, o que diminui os direitos trabalhistas.
“Temos casos de vários acidentes e até morte de trabalhadores da Norte Tech, que estão desamparados também pela Amazonas Energia”, explicou Sassá.
O parlamentar mostrou a foto enviada por um trabalhador que presta serviço à Amazonas Energia. A foto mostra o funcionário com graves queimaduras causadas por acidente de trabalho.
Segundo o vereador, o funcionário não recebeu o acompanhamento garantido pelas leis trabalhistas.
“As duas empresas estão acabando com os trabalhadores. Esse funcionário está abandonado no hospital. É um pai de família que teve coragem de expor seu problema”, afirmou o vereador.
Auxílio periculosidade
Outro desrespeito aos trabalhadores é não pagamento do auxílio periculosidade, ao qual têm direito os funcionários que trabalham com alta tensão elétrica.
“Quem trabalha em condições de risco recebe o auxílio periculosidade com valor de 30% a mais no salário. Mas as empresas não respeitam esse direito”, denunciou Sassá.
O problema será levado ao Ministério Público e à Delegacia do Trabalho para ser apurado.
O portal Zero Hora AM entrou em contado com as empresas AM Energia e Norte Tech para comentar as declarações do vereador, mas até o momento não tivemos respostas.
Assim que tivermos o retorno, a reportagem será atualizada.
Veja o vídeo.