Uma jovem de 20 decidiu tatuar os olhos e cobrir com tinta preta a parte branca do globo ocular. A tatuagem foi feita em 2017, mas após dois anos, a garota começou a perder a visão, até ficar completamente cega.
Por causa da cegueira da garota, o tatuador terá que pagar R$ 180 mil à jovem, além de realizar serviço comunitário, conforme decisão da Justiça.
O caso aconteceu na Polônia e acendeu o alerta para milhares de jovens em todo mundo que planejam tatuar os olhos.
Aleksandra Sadowska, que teve os olhos pintados de preto, disse que sempre “sonhou em ter os olhos negros”. “Sempre achei que combinavam comigo”, disse aos jornalistas da Polônia.
Identificado como Piotr A., o tatuador atendia em um estúdio localizado na cidade de Varsóvia, capital polonesa, e foi procurado pela jovem devido ao seu “histórico” com a tatuagem nos olhos.
“O tatuador tinha dezenas de procedimentos desse tipo em seu portfólio. Pelo menos foi o que ele disse”, lamentou a garota.
Segundo foi descoberto posteriormente, o tatuador perfurou os globos oculares de Aleksandra. Além disso, o profissional teria usado uma tinta não certificada para uso nos olhos.
A prática causou glaucoma na jovem, que anos depois desenvolveu uma catarata avançada. Mesmo após realizar três cirurgias, a polonesa não conseguiu recuperar a visão.
Tatuagem proibida no Brasil
De acordo com a médica oftalmologista Núbia Vanessa Lima, do CBV-Hospital de Olhos, tatuar os olhos é uma prática extremamente perigosa e proibida no Brasil, América do Norte e na Europa.
“[Essa proibição] existe por diversos motivos, o principal deles é o risco de cegueira”, revela.
“Mesmo se não houver perfuração ao tatuar os olhos, como aconteceu com Aleksandra, esse tipo de tatuagem pode desenvolver uma inflamação crônica que pode levar ao glaucoma, a primeira causa irreversível de cegueira”, revela.
“Uma tatuagem nos olhos pode causar uma cegueira irreversível, ou seja, não adianta fazer a cirurgia da catarata e nem um outro procedimento cirúrgico”, explica.